Notícias
Desenvolvimento Social
Cadastro Único é tema de reunião entre MDS e Dataprev
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu com o presidente da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), Rodrigo Assumpção, nesta terça-feira (15.10) para discutir formas de melhorar a plataforma do Cadastro Único.
Na audiência, o ministro Wellington Dias explicou que a parceria entre o MDS e a Dataprev é crescente e cada vez mais próxima. “A Dataprev é o coração e a inteligência da Previdência Social e temos uma integração necessária dessa base de dados com o Cadastro Único do MDS, uma política pública que envolve 40 mil operadores e milhares de equipamentos sociais”, destacou.
Além disso, o titular do MDS avaliou que é possível obter novas formas de conduzir o trabalho das políticas públicas ao buscar soluções que previnem fraudes cibernéticas, protegem o acesso a dados pessoais, aprimoram a rastreabilidade das operações, aperfeiçoam a coleta de dados biométricos, evitam o desmembramento artificial de famílias. “Esse aprendizado com as novas gerações, essa constante atualização, é muito necessária para esse novo momento do Brasil e do mundo”, enfatizou.
O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, falou sobre as melhoras nas bases de dados, que continuam evoluindo a cada dia. “Adquirimos a capacidade de aplicar a inteligência artificial. Estamos em uma posição muito boa para dar um salto na qualidade das análises”, argumentou. “Teremos dados e análises em um tempo muito menor”, concluiu.
O ministro salientou que o papel da Dataprev, neste trabalho com o MDS, é de garantir mais segurança e velocidade de integração de dados com o máximo de eficiência. “Um cadastro eficiente significa tornar acessível, não só o Bolsa Família, mas também um conjunto de mais de 30 benefícios para quem mais precisa”, finalizou.
Assessoria de Comunicação – MDS