Notícias
DA EXCLUSÃO À EMANCIPAÇÃO
Bolsa Família e acesso à educação mudaram a vida dos moradores de Guaribas (PI)
Houve um tempo em que estudar em Guaribas, um pequeno município no interior do Piauí, era uma tarefa difícil, quase impossível. As crianças eram obrigadas a ajudar seus pais na roça desde cedo e o acesso à educação era um sonho distante. A cidade não contava com serviços públicos e a população sofria com altos índices de pobreza e miséria. No entanto, a realidade local mudou completamente com a chegada de programas sociais, como o Bolsa Família, e outras políticas públicas que democratizaram o acesso ao conhecimento.
Guaribas mostra que é possível tirar o país novamente do mapa da fome. Para isso, queremos ver pessoas entregando o cartão do Bolsa Família porque não precisam mais, e recebendo a carteira assinada do outro lado"
Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Hoje, Guaribas conta com escolas, hospital, comércio e oportunidades. Além disso, os jovens têm a oportunidade de fazer faculdade sem precisar sair da cidade de 4,5 mil habitantes. Eraques Alves, que administra uma loja de informática, foi uma das crianças de famílias beneficiadas com os programas sociais e escola em tempo integral.
“Graças aos programas sociais e às políticas que chegaram, eu tive a oportunidade de estudar em uma estrutura melhor que meus pais tiveram. Foi assim que consegui me formar na universidade e hoje trabalho na minha loja aqui na cidade”, disse o empreendedor que ingressou no ProUni e concluiu o ensino superior em tecnologia e gestão da informação em São Paulo.
“Guaribas mostra que é possível tirar o país novamente do mapa da fome. Para isso, queremos ver as pessoas devolvendo o cartão do Bolsa Família porque não precisam mais, e recebendo a carteira assinada do outro lado. Pessoas devolvendo o cartão e recebendo a chave do seu empreendimento”, projetou Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Outro exemplo é o do professor Guilherme Pereira, que estudou em escolas públicas do município e também ingressou na universidade com financiamento via ProUni. Ele fez graduação em gestão comercial em São Paulo e retornou à terra natal. Ainda insatisfeito, em 2015 fez licenciatura em educação no campo pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). “A escola que eu saí, que eu fui aluno até 2011, quando foi em 2019, já retornei como professor”, recordou.
A maioria dos professores da escola municipal são ex-alunos, algo inédito segundo Guilherme Pereira. “Antes, para ter acesso ao ensino superior, era necessário se deslocar da cidade. Hoje, as pessoas podem fazer uma faculdade de casa ou da escola do ensino médio de Guaribas. As pessoas do lugar estão assumindo esse protagonismo”, comemorou.
Formada em administração no final de 2022, Nonata Rocha é da primeira turma de graduandos da Universidade Aberta do Piauí (UAPI), com cursos a distância ministrados em Guaribas. “Todas essas ações permitiram que eu formasse e melhorasse os processos da minha loja. Por isso que eu acho que quem estuda só tem a ganhar”, disse.
Nathaniel Filho, advogado que nasceu em Guaribas e mora em Osasco (SP), destaca a importância da educação para a emancipação social e econômica da cidade. “As pessoas que permanecem estudando, as pessoas que continuam querendo estudar, foram influenciadas por esses processos de transformação que Guaribas viveu. A minha história e a história da minha cidade até se confundem. Porque é uma cidade pequena, que não tinha muitas oportunidades, sem muitos serviços públicos. E eu, uma criança pobre que nasci nessa cidade, que vivi nessa cidade e participei de todos esses processos de transformações sociais”, constatou.
Assessoria de Comunicação - MDS