Notícias
Notícias
Beltrame anuncia R$ 3,5 milhões para a compra de veículos para agricultura familiar
Porto Alegre - . Facilitar o transporte e incentivar a cadeia produtiva da agricultura familiar. É com esse objetivo que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) está investindo R$ 3,5 milhões na compra de veículos para os agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo ministro Alberto Beltrame, nesta sexta-feira (14), durante a entrega do Prêmio Cooperativismo Gaúcho de Jornalismo, em Porto Alegre (RS).
Os caminhões serão utilizados na distribuição, no armazenamento e na comercialização dos produtos da agricultura familiar em 28 municípios gaúchos. Serão beneficiadas 600 famílias de produtores, o que representa cerca de 2,4 mil pessoas e aproximadamente 90 entidades socioassistenciais.
Segundo Beltrame, os veículos devem tornar mais eficiente o transporte da produção e gerar renda, melhorando a qualidade dos alimentos que chegam aos beneficiados. “Vai permitir, primeiro, a redução da perda no transporte e na distribuição dos alimentos. E eles ainda chegarão mais conservados”, explicou.
O presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Vergílio Perius, destacou a importância do estímulo dado pelo governo federal aos produtores da região. “Acho que o MDS está no caminho certo, ajudando e alavancando as cooperativas. Esse é o percurso mais rápido de desenvolvimento. Nossa resposta é imediata: basta dar um impulso para uma cooperativa que nós impulsionamos mil, dois mil, cinco mil produtores. Esse é o aspecto multiplicador do processo de desenvolvimento social e econômico que o Estado precisa”, enfatizou.
Municípios contemplados - Água Santa, Agudo, Alecrim, Arroio do Padre, Arroio Grande, Barão do Triunfo, Cacique Doble, Campina das Missões, Caseiros, Chapada, Floriano Peixoto, Gramado dos Loureiros, Gramado Xavier, Ibiraiáras, Liberato Salzano, Mampituba, Muliterno, Nicolau Vergueiro, Novo Barreiro, Ponte Preta, Pouso Novo, Redentora, São Paulo das Missões, Severiano de Almeida, Sobradinho, Tabaí, Tunas e Vera Cruz.
Compra de Alimentos – O PAA promove o acesso à alimentação e incentiva a agricultura familiar por meio da compra de alimentos, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial (CRAS e CREAS). Os alimentos adquiridos também são doados a equipamentos públicos de alimentação e nutrição (como banco de alimentos, cozinhas comunitárias e restaurantes populares) e ainda contribuem para a formação de estoques pelas organizações da agricultura familiar.
*Por Diego Queijo
Informações sobre os programas do MDS:
0800 707 2003
Informações para a imprensa:
Ascom/MDS
(61) 2030-1505
www.mds.gov.br/area-de-imprensa