Notícias
Combate à fome
Banco do Nordeste oferece apoio ao MDS na luta pela erradicação da pobreza
Foto: Roberta Aline/MDS
Dando continuidade à estratégia para tirar o Brasil do mapa da fome e criar mais postos de trabalho, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu com o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara. A conversa girou em torno da possibilidade de celebrar uma parceria com a instituição bancária na qualificação e contratação do público inscrito no Cadastro Único.
Wellington Dias reforçou também que os bancos estatais podem entrar na pactuação do Fundo Garantidor. O objetivo é proporcionar juros mais baixos para desburocratizar o acesso ao crédito para quem deseja abrir um pequeno negócio e não tem conta em banco.
“Estamos dialogando sobre importantes parcerias possíveis. Cuidar com prioridade do público que está na pobreza ou na extrema pobreza. Cuidar das pessoas que estão passando fome e dar a mão para que, por meio do emprego e do empreendedorismo, possam sair da pobreza”, afirmou o ministro. “O Banco do Nordeste tem uma larga experiência e um quadro técnico experiente na área de apoio ao empreendedorismo”, complementou.
O presidente do BNB destacou que uma das ferramentas da instituição, o Crediamigo, funciona como um serviço de microcrédito para financiar atividades produtivas de empreendedores formais e informais com valor pré-definido e taxas mais acessíveis.
“Estamos aqui para discutir formas de avançar nesse tema. O Banco do Nordeste tem uma função importante no desenvolvimento da região, e queremos trabalhar muito para diminuir a desigualdade, gerar emprego, gerar renda e para ajudar o Brasil a se reconstruir”, disse Paulo Câmara.
“Abrimos uma conversa para que o BNDES e o BNB, integrados com estados, municípios e setor privado, possam abrir oportunidades e criar mais empregos para essa parcela da população”, finalizou o ministro.
Assessoria de Comunicação - MDS