Notícias
Agosto Verde
Audiência pública discute a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância
Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília
Debater a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância e a importância de políticas para o início da vida. Na Câmara dos Deputados, a secretária nacional de Atenção à Primeira Infância, Luciana Siqueira, e a secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia Barbosa, participaram de audiência pública que discutiu o tema. A agenda integra as ações do Ministério da Cidadania para o Mês da Primeira Infância.
Com o objetivo de trazer à luz o debate sobre a importância de investir em políticas públicas para o início da vida, o Ministério da Cidadania, por meio da pasta liderada pela secretária Luciana, está promovendo uma agenda de atividades relacionadas ao tema. Em fala em audiência realizada na quinta-feira (12.08), na Câmara dos Deputados, a secretária abordou as principais ações do Ministério da Cidadania voltadas para o desenvolvimento infantil, como o programa Criança Feliz.
“Este governo acredita que investir e priorizar a primeira infância é a oportunidade de quebrar o ciclo de pobreza do Brasil. Toda criança nasce com o desejo de aprender e com potencialidades que precisam ser estimuladas. Buscamos caminhos e possibilidades para construir uma política integrada para os pequenos”, pontuou a secretária nacional de Atenção à Primeira Infância do Ministério da Cidadania.
A integração das políticas públicas para prestar apoio às famílias também foi destaque na fala da secretária nacional de Assistência Social, Maria Yvelônia. “O Sistema Único de Assistência Social é uma política de proteção social direcionada a famílias e indivíduos, que busca entre seus princípios a intersetorialidade para a proteção mais completa, já que uma política sozinha não consegue dar as respostas que precisamos para a promoção de crianças como sujeitas de direitos”, explicou.
Também participaram da audiência os representantes do Conselho Nacional de Justiça, Ivânia Ghesti, e da Rede Nacional da Primeira Infância, Vital Didonet, a assessora técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Martha Gonçalves Vieira, a coordenadora da Saúde dos Adolescentes e Jovens do Ministério da Saúde, Priscila Carvalho, e a diretora de Políticas e Diretrizes da Educação Básica do Ministério da Educação, Myrian Caldeira Sartori. A audiência pública foi proposta pela deputada federal Paula Belmonte.
Mês da Primeira Infância
A campanha Mês da Primeira Infância: o Brasil do Futuro Começa Agora é uma iniciativa do Ministério da Cidadania, realizada por meio da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância (SNAPI), com o objetivo de dar visibilidade à pauta da primeira infância no Brasil durante agosto. É uma ação integrada com as coordenações estaduais, distrital e federal do Criança Feliz e parceiros da SNAPI.
A agenda nacional é composta por atividades, palestras e debates sobre a importância da primeira infância, envolvendo órgãos dos poderes executivo, legislativo e judiciário e atores da sociedade civil, como a Rede Nacional Primeira Infância, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e Fundação Bernard van Leer.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania