Notícias
Covid-19
Aniversariantes de fevereiro podem sacar quarta parcela do Auxílio Emergencial a partir desta terça-feira (03.08)
Os trabalhadores que nasceram em fevereiro e que se inscreveram para receber o Auxílio Emergencial 2021 pelos meios digitais e os que integram o Cadastro Único podem sacar a quarta parcela do benefício a partir desta terça-feira (03.08). São cerca de dois milhões de pessoas que fazem aniversário no segundo mês do ano que tem a possibilidade de retirar o dinheiro das contas digitais.
“Nosso intuito é assegurar que a população mais vulnerável tenha acesso a cada vez mais ferramentas, para que possam romper o ciclo de pobreza, ter autonomia financeira e prosperar”, afirmou João Roma, ministro da Cidadania.
Assim como as transferências, o calendário de saques também foi antecipado, conforme publicado na Portaria nº 645 de 14 de julho . A retirada em dinheiro da quarta parcela para quem se cadastrou via meios digitais ou integra o Cadastro Único vai até o dia 18 de agosto para os nascidos em dezembro, uma adiantamento de 22 dias.
Na quarta-feira (04.08) e na quinta-feira (05.08), serão pagos os benefícios aos nascidos nos meses de março e abril, respectivamente. Na segunda-feira (02.08), os contemplados foram os aniversariantes de janeiro.
O modelo de escalonamento das transferências e saques, adotado no ano passado, segue sendo executado em 2021, com o objetivo de evitar filas e aglomerações nas agências da Caixa Econômica Federal e nas lotéricas.
As transferências da quarta parcela do Auxílio Emergencial 2021 foram finalizadas na última sexta-feira (30.07). Somando as quatro etapas do benefício neste ano, o Governo Federal investiu R$ 34,7 bilhões, incluindo todos os públicos, num total de 150,45 milhões de transferências.
No dia 5 de julho, o presidente da República, Jair Bolsonaro, editou o Decreto 10.740 , que prorroga, pelo período complementar de três meses, o pagamento do Auxílio Emergencial 2021. Instituído pela Medida Provisória nº 1.039 , de 18 de março de 2021, o benefício tinha a previsão inicial de ser pago em quatro parcelas, agora chegará a sete parcelas.
Diretoria de Comunicação – Ministério da Cidadania