Notícias
A assistência social na superação da fome e da pobreza é tema do 24º Encontro Nacional do Congemas
Foto: Roberta Aline / MDS
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, debateu, nesta quarta-feira (10.07), o papel do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no combate à fome e à pobreza. O tema fez parte de painel do 24º Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais da Assistência Social (Congemas), que ocorre até sexta-feira (12.07) em São Paulo (SP).
“O Sistema Único de Assistência Social desempenha um papel decisivo na vida das famílias em vulnerabilidade”, disse. “As ações de proteção social básica e especial, de promoção à segurança alimentar e nutricional, de transferência de renda, coordenadas pelo MDS, encaminham o indivíduo para o combate à fome”, completou.
Ao longo do evento, elencou ações desenvolvidas pelo MDS para atender pessoas em situação de vulnerabilidade, como o Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), chegando até a mobilização do SUAS no atendimento especializado às famílias no Rio Grande do Sul que sofrem as consequências da tragédia climática.
Em seguida, lembrou que políticas públicas eficazes de combate à insegurança alimentar e miséria, como algumas implementadas no Brasil, podem fazer parte da cesta da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza do G20. “São ações tão eficazes e nas quais temos tantos dados que comprovam o diferencial que têm na vida das pessoas, que temos muita confiança na formação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, por meio do G20”.
Por fim, enfatizou a importância do trabalho conjunto. “Nós sabemos que é nos municípios que estão os grandes desafios e é, nos municípios, que a política acontece. Para isso, é tão importante o trabalho integrado entre as esferas”, ressaltou o ministro.
24º Encontro do Congemas
Com o tema "O Sistema Único de Assistência Social e as diversidades socioterritoriais: novas estratégias dos entes federados na superação das desproteções sociais e das violações de direitos", o encontro reúne especialistas e gestores da assistência social dos municípios de todo o Brasil, além de técnicos de órgãos internacionais, pesquisadores e acadêmicos de instituições brasileiras. O encontro pretende promover a troca de experiências em oficinas e palestras sobre formas de qualificar o atendimento socioassistencial.
Neste primeiro dia de evento, foram debatidos os temas “O Sistema Único de Assistência Social e as diversidades socioterritoriais: novas estratégias dos entes federados na superação das desproteções sociais e das violações de direitos” e “SUAS na Agenda Global: o papel da assistência social na superação da fome e da pobreza no Brasil”.
Pelo MDS, além do ministro Wellington Dias, participaram do encontro os secretários nacionais de Assistência Social, André Quintão, de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal, e de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton de Farias.
Assessoria de Comunicação – MDS