Notícias
COMBATE À CRIMINALIDADE
‘Em Frente, Brasil’ ingressa em nova fase e foca na prevenção à violência em 2020
- Foto: Divulgação
Reduzir a violência com ações de prevenção é um dos objetivos do ‘Em Frente, Brasil’ para 2020. Na segunda fase do programa - que tem sido colocado em prática em cinco cidades - o governo federal vai focar na saúde, na educação, no esporte, na cultura, na habitação e na geração de empregos. As ações integram o projeto-piloto de combate à criminalidade que deverá chegar a outros 60 municípios até o fim do ano. Para isso, o Ministério da Cidadania pretende investir mais de R$ 32,9 milhões em iniciativas para promoção de desenvolvimento social e econômico.
Após a primeira fase do programa que fortaleceu a ação policial de controle e repressão, a proposta é elevar a qualidade de vida da população com ações sociais que atendam a realidade de cada região brasileira. “O papel preponderante será do Ministério da Cidadania com todas suas ações preventivas: combate às drogas, geração de emprego e renda, emancipação dos beneficiários do Bolsa Família com qualificação para o mercado de trabalho e o fortalecimento da rede de proteção social”, explicou a secretária-executiva do Ministério da Cidadania, Ana Maria Pellini.
Uma das principais ferramentas no combate à criminalidade, acredita a secretária, é o incentivo ao esporte. “É um grande atrativo para mudar a perspectiva de vida das pessoas e oferecer um novo caminho”, afirmou.
Além dos ministérios da Justiça e Segurança Pública e da Cidadania, integram o programa a Casa Civil, a Secretaria de Governo, a Secretaria-Geral da Presidência da República e os ministérios da Mulher, Família e Direitos Humanos, Economia, Saúde, Desenvolvimento Regional e Educação. “Juntos estamos encontrando soluções. Cada um colabora para a construção dessa sociedade fazendo sua parte e cumprindo com suas atribuições”, concluiu Ana Pellini.
Saiba mais
O programa “Em Frente, Brasil” tem como foco inibir crimes violentos, como homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos. Ele propõe uma nova estrutura para as políticas públicas de Estado direcionadas ao combate da criminalidade. Com foco nos territórios, a iniciativa funciona a partir da implementação de soluções adequadas às realidades de cada região. O projeto-piloto conta com ações em Ananindeua (PA), São José dos Pinhais (PR), Cariacica (ES), Goiânia (GO) e Paulista (PE).
Por Diego Queijo
Assessoria de Comunicação
Ministério da Cidadania
Informações para a imprensa:
(61) 2030-2266 / 2412
www.gov.br/cidadania/pt-br/imprensa