Informe Gestores 897
MDS Informa nº 896 • 13 de Março de 2023
Aplicativo Bolsa Família começa a ser disponibilizado aos beneficiários de todo o País
A ferramenta garante o acesso seguro à informação sobre os benefícios, facilitando o dia a dia das famílias
Foi lançado no último dia 6 de março um novo aplicativo para as famílias beneficiárias do Programa. A ferramenta garante o acesso seguro à informação sobre os benefícios, facilitado o dia a dia das famílias.
O app Bolsa Família começou a ser disponibilizado nas lojas de aplicativos e estará plenamente disponível para todos possam download até o dia 13 de março. Os beneficiários que têm o antigo aplicativo receberão uma mensagem sugerindo a atualização do APP, de acordo com o cronograma de implantação. O app Bolsa Família pode ser baixado nas lojas de aplicativos por meio do celular e está adaptado para sistema operacional Android e IOS (Apple).
Acessando o aplicativo Bolsa Família, as famílias beneficiárias podem consultar:
- informações sobre o Programa;
- a situação e o valor do benefício;
- a mensagem no Bolsa Família destinada à família em cada mês; e
- a data de recebimento do benefício no calendário de pagamento, de acordo com o final do NIS do Responsável Familiar.
Além disso, também está disponível o recurso do desligamento voluntário do Programa para a família que considerar que não precisa mais receber o benefício (semelhante ao que também temos no app do Cadastro Único).
CONFIRA AS TELAS INICIAIS DO APLICATIVO BOLSA FAMILIA
O aplicativo Bolsa Família permite que o desligamento voluntário do Programa seja realizado pela Responsável Familiar diretamente pelo celular. Com isso, a família não precisa comparecer ao setor responsável pelo Bolsa Família no seu município para solicitar o procedimento. IMPORTANTE: O desligamento voluntário é a solicitação que a família pode fazer para sair do Programa. Deve ser solicitado quando a família não precisa mais receber os benefícios, ou quando fez sua inscrição incorretamente no Cadastro Único e quer corrigir a situação. |
Como a Responsável Familiar deve fazer para acessar o aplicativo? A responsável familiar deve escolher como quer acessar o app:
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Depois de realizar o login, a beneficiária terá acesso às informações do benefício. As primeiras informações apresentadas são:
As mensagens encaminhadas no extrato de pagamento do Bolsa Família também são informadas no aplicativo e trazem orientações importantes para a família. No Sistema de Gestão do Programa a equipe da gestão municipal pode ter acesso a todas as mensagens enviadas às famílias no mês. Para consultar as parcelas do benefício, a Responsável Familiar deve clicar em “Ver Parcelas” conforme apresentado na primeira tela ao lado. |
Após clicar em “Ver parcela”, o aplicativo apresenta para a beneficiária a situação da parcela mais recentemente disponibilizada.
Na segunda tela, é feita a apresentação do valor e o detalhamento a composição da parcela. Neste exemplo, é possível observar no detalhamento que na parcela de março de 2023 já consta o Benefício Primeira Infância, implementado recentemente com o retorno do Bolsa Família.
Junto com a informação da parcela, será apresentada a data de validade, que corresponde ao período em que a parcela poderá ser sacada, caso a responsável familiar não tenha conta bancária para recebimento do crédito em conta.
O aplicativo é exclusivo para beneficiários e seu acesso é feito por usuário e senha devidamente cadastrados.
Todos os dias, as informações de pagamento de benefícios (saque da parcela, situação do benefício) podem ser atualizadas, conforme a situação seja alterada (por exemplo, a família tenha realizado o saque de seu benefício).
Já as mensagens do Programa, direcionadas a cada família beneficiária, são atualizadas uma vez ao mês. A partir da finalização da geração da folha de pagamentos de cada mês, conforme a data informada no calendário operacional do Programa, as informações de pagamento ficam disponíveis para a responsável familiar, juntamente com as mensagens do Programa. Neste mês de março, por exemplo, as informações já estão disponíveis para as famílias desde o dia 6 de março.
O Bolsa Família quer estar próximo dos beneficiários levando informação e orientação, de forma a levar soluções, transparência e informação ao cidadão, apoiando o processo de atendimento realizado pelas equipes municipais do Programa.
Para saber mais, acesse o documento de Perguntas Frequentes e o Passo a passo de acesso ao aplicativo, ferramentas elaboradas pela Secretaria Nacional de Renda de Cidadania, do MDS, em parceria com a Caixa Econômica Federal, para auxiliar gestores na compreensão do Aplicativo Bolsa Família.