Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Legislação
      • Planejamento Estratégico Institucional - PEI
      • Conheça as Secretarias
    • Ações e Programas
    • Participação Social
      • Disque Social 121
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receita e Despesas
      • Quadro de Detalhamento de Programas, por unidade orçamentária
      • Receita Pública
      • Despesa Pública
      • Despesas com diárias e passagens
      • Doações ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza
      • Notas Fiscais Eletrônicas
    • Licitações e Contratos
      • Planejamento
      • Contratos
      • Consultas Públicas
      • Editais Abertos
      • Dispensa
      • Termos de Cooperação e Termos de Execução Descentralizada
      • Termo de Apostilamento
      • Extratos Termo de Adesão PBF e CadÚnico
      • Cartilha de Integridade para Licitantes e Contratados
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Internacional
      • Editais em seleção
      • Produtos
      • Manual Operativo de Acordo BIRD
      • Manual Operativo de Acordo BIRD
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Consulta de Emendas Parlamentares
      • Consulta de Emendas Parlamentares
      • Cartilha de Emendas Parlamentares
    • Planejamento Institucional
    • Privacidade e Proteção de Dados
    • Legislação
      • Acordos de Cooperação
    • Corregedoria
  • Ações e Programas
    • Bolsa Família
      • Informes
      • Índice de Gestão Descentralizada
      • Adesão
      • Calendário 2025
      • Boas-Vindas às Gestões Municipais
      • Combate a Desinformação
      • Cartilha 2025
    • Cadastro Único
      • Informes
      • Legislação
      • Perguntas Frequentes
    • Rede Federal de Fiscalização
      • Normativos e Informes
      • Condutas Vedadas Aos Agentes Públicos
      • Relatório anual
      • Relatório Semestral
      • Legislação
      • Cartilhas
    • Operação Acolhida
    • Suas
    • Caisan
    • Brasil Sem Fome
      • Painel de Monitoramento
      • Plano Brasil Sem Fome
      • Editais de Chamada Pública
      • Brasil que Alimenta
    • Fundo de Amparo ao Trabalhador
    • Calamidades Públicas e Emergências
      • Operação Estiagem
      • FORSUAS
      • Operação Rio Grande do Sul
      • Comunicação e Dados de Pagamento - Bolsa Família
    • Programa Acredita no Primeiro Passo
      • Quero Emprego
      • Quero Empreender
      • Quero Aprender
      • SIG Acredita
      • Legislação
      • Publicações
      • Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica
    • Acesso a Alimentos e à Água
      • Programa de Aquisição de Alimentos
      • Programa Cisternas
      • Programa Fomento Rural
      • Programa Cozinha Solidária
      • Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana
      • Ação de Distribuição de Alimentos
      • Comida no Prato
      • Rede Brasileira de Bancos de Alimentos
      • Articulação de Políticas Públicas de SAN para Povos e Comunidades Tradicionais
    • Promoção da Alimentação Adequada e Saudável
      • Cesta Básica de Alimentos
      • Alimenta Cidades
      • Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas
      • Segurança Alimentar e Nutricional no SUAS
      • Estratégia de Prevenção da Obesidade
      • Marco de Referência sobre Sistemas Alimentares e Clima para Políticas Públicas
    • Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional
      • Banco de Alimentos
      • Cozinha Comunitária
      • Restaurante Popular
      • Central da Agricultura Familiar
    • Gás do Povo
      • Informes
    • Aprimora Rede +
    • Brasil que Cuida
      • Política
      • Plano
      • Ações
      • Adesão
      • Observatório
    • Governança
      • Estrutura de Governança
      • Política de Governança
      • Planejamento Estratégico Institucional - PEI
      • Gestão de riscos
      • Integridade
      • Legislação
      • Colegiados de Governança de Políticas Públicas e Programas do MDS
      • Comissão de Ética
      • Tecnologia da Informação
      • Manual de Gestão de TEDs do MDS
      • Organização Institucional
      • Plano Diretor de Logística Sustentável
      • Cadeia de Valor
      • Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação
    • Renúncias de Receitas
    • Saiba mais sobre os programas vigentes
    • Indicadores
    • Metas e Resultados
    • Carta de Serviços
    • COP30
  • Canais de Atendimento
    • Atendimento à Imprensa
    • Ouvidoria
      • Registro de Manifestação
      • Transparência e Acesso à Informação
      • Composição
      • Organograma
      • Orientações
      • Capacitações
      • Plano de Ação
      • Canal de Denúncias
      • Fluxogramas
      • Cartilhas
    • Disque Social 121
  • Composição
    • Estrutura
    • Quem é Quem
    • Agenda de Autoridades
    • Organograma
  • Notícias e Conteúdo
    • Notícias
    • Marcas e Manuais
      • MDS
      • Auxílio Inclusão
      • Apoio e Acolhimento
      • BPC
      • Brasil Fraterno
      • Capacita Suas
      • Casa Brasil de valor
      • CNAS
      • Criança Feliz
      • Família Acolhedora
      • Fundo Nacional de Assistência Social
      • Gás do Povo
      • MapaSAN
      • Rede Federal de Fiscalização
      • SUAS
    • Boletins
    • Publicações
      • Cartilhas
      • Desenvolvimento Social
      • Cidadania
    • Campanhas
    • Coleção de Notícias
    • Relatório de Ações do MDS
    • Dados e estudos
    • Desenvolvimento Social
    • Condutas Vedadas Aos Agentes Públicos Federais Em Eleições
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Auxílio Emergencial
      • Perguntas Frequentes
      • Relatar fraude no Auxílio Emergencial em razão da IRPF 2021
      • Declaração do Imposto de Renda
      • Legislação
      • Devolução
      • Auxílio Emergencial 2021
      • Transparência 2021
      • Transparência 2020
      • Atendimento
      • Denúncia de fraude
      • Sistema VEJAE
      • FAQ VEJAE
      • Guia do VEJAE
      • Perguntas Frequentes
    • Carteira da Pessoa Idosa
    • Cursos e REDs
    • IGD - Índice de Gestão Descentralizada
    • Protocolo Digital
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Usuário Interno
      • Usuário Externo
      • Protocolo Digital
      • Cartilha e manuais
      • Curso
    • Fundo de Amparo ao Trabalhador
    • Canal RCS
    • Modalidade de Licitação
      • Editais
      • Chamamento Público e Sessão Pública
      • Extrato de Dispensa
    • Sistemas
    • Parcerias
    • Doação de bens móveis
    • Processo Seletivo
      • Processo Seletivo Simplificado - EDITAL Nº 1 - MC/SE, DE 31 DE MARÇO DE 2021
      • Processo Seletivo para Servidor Público
    • Programa de Gestão
  • Órgãos
    • Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único
      • Sexta com Debate
      • Portal de Evidências
      • Ações de Formação
    • Secretaria de Inclusão Socioeconômica
    • Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome
    • Secretaria Nacional da Politica de Cuidados e Família
      • Publicações
      • Edital Sociedade Civil
      • Projetos em Execução
      • Cuidotecas
      • Cartilha
      • Relatório GTI-cuidados
      • Trabalhadoras Domésticas
    • Secretaria Nacional de Assistência Social
      • Departamento de Benefícios Assistenciais
      • Departamento de Gestão do SUAS
      • Departamento da Rede Socioassistencial Privada
      • Departamento de Proteção Social Básica
      • Departamento de Proteção Social Especial
      • Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Assistência Social
    • Secretaria Nacional de Renda de Cidadania
    • Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
      • Cartilhas
      • Publicações
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Linkedin
  • Flickr
  • SoundCloud
  • TikTok
  • WhatsApp canal
Você está aqui: Página Inicial Composição Assistência Direta
Info

Assistência Direta

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 07/10/2022 17h10 Atualizado em 27/03/2023 16h57
  • Gabinete
    • A(o) Gabinete compete:

      I - assessorar o Ministro de Estado em sua representação política e social e ocupar-se das relações públicas, do cerimonial e do preparo e despacho do seu expediente pessoal;

      II - providenciar o atendimento às consultas e aos requerimentos formulados pelo Congresso Nacional;

      III - providenciar a publicação oficial e a divulgação das matérias relacionadas à área de atuação do Ministério;

      IV - assessorar o Ministro de Estado na aprovação dos orçamentos gerais do SESI, do SESC e do SEST; e

      V - organizar informações de programas e de ações estratégicas de combate à fome.

      Endereço / Horário de funcionamento

      Gabinete do Ministro - GM
      Esplanada dos Ministérios - Bloco A - 8º andar
      CEP 70054-906 - Brasília/DF
      E-mail: agenda@mds.gov.br

      Telefone: (61) 2030 - 2516 / 2513

  • Assessoria de Participação Social e Diversidade
    • A(o) Assessoria de Participação Social e Diversidade compete:

      I - articular e fomentar, sob a coordenação da Secretaria-Geral da Presidência da República, as relações políticas do Ministério com os diferentes segmentos da sociedade civil;

      II - fortalecer e coordenar os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo e a atuação conjunta entre a administração pública federal e a sociedade civil;

      III - fomentar e estabelecer diretrizes e orientações à gestão de parcerias e relações governamentais com organizações da sociedade civil; e

      IV - assessorar direta e imediatamente o Ministro de Estado, quanto às competências específicas do Ministério, na formulação de políticas e diretrizes para:

      a) a promoção da participação social e da igualdade de gênero, étnica e racial;
      b) a proteção dos direitos humanos; e
      c) o enfrentamento de desigualdades sociais e regionais.

  • Assessoria Especial de Controle Interno
    • A(o) Assessoria Especial de Controle Interno compete:

      I - assessorar diretamente o Ministro de Estado nas áreas de controle, de gestão de riscos, de transparência e de integridade da gestão;

      II - assessorar o Ministro de Estado no pronunciamento de que trata o art. 52 da Lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992;

      III - prestar orientação técnica ao Secretário-Executivo, aos gestores do Ministério e aos representantes indicados pelo Ministro de Estado em conselhos e em comitês, nas áreas de controle, de gestão de riscos, de transparência e de integridade da gestão;

      IV - prestar orientação técnica e acompanhar os trabalhos das unidades do Ministério com vistas a subsidiar a elaboração da prestação de contas anual do Presidente da República e do relatório de gestão;

      V - prestar orientação técnica na elaboração e na revisão de normas internas e de manuais;

      VI - acompanhar processos de interesse do Ministério junto aos órgãos de controle interno e externo e de defesa do Estado;

      VII - acompanhar a implementação das recomendações da Controladoria-Geral da União e das deliberações do Tribunal de Contas da União relacionadas ao Ministério e atender a outras demandas provenientes dos órgãos de controle, interno e externo, e de defesa do Estado;

      VIII - auxiliar na interlocução sobre assuntos relacionados à ética, à ouvidoria e à correição entre as unidades responsáveis do Ministério e os órgãos de controle interno e externo e de defesa do Estado; e

      IX - apoiar as ações de capacitação nas áreas de controle, de gestão de riscos, de transparência e de integridade da gestão.

      Endereço / Horário de funcionamento

      Assessoria Especial de Controle Interno - AECI
      Esplanada dos Ministérios - Bloco A - 1º andar - Sala 138
      CEP 70054-906 - Brasília/DF
      E-mail: aeci@mds.gov.br

      Telefone: (61) 2030 - 1389 / 1356

  • Assessoria Especial de Comunicação Social
    • A(o) Assessoria Especial de Comunicação Social compete:

      I - planejar, coordenar, executar, orientar e monitorar a política de comunicação social e de publicidade institucional do Ministério, observadas as diretrizes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República;

      II - assessorar o Ministro de Estado e as demais autoridades do Ministério:

      a) nos assuntos de comunicação social, imprensa, publicidade, eventos e nas ações de comunicação que utilizem os meios eletrônicos;
      b) na coordenação da comunicação interministerial e das ações de informação e de difusão das políticas do Ministério;
      c) no relacionamento com os meios de comunicação e com as entidades dos setores de comunicação; e
      d) no relacionamento com a imprensa regional, nacional e internacional;

      III - apoiar os órgãos integrantes do Ministério no relacionamento com a imprensa; e

      IV - planejar e executar ações de comunicação para a divulgação de políticas públicas relacionadas à atuação ao Ministério.

      Endereço / Horário de funcionamento

      Assessoria Especial de Comunicação Social - ASCOM
      Esplanada dos Ministérios - Bloco A - Térreo - Sala 48
      CEP 70054-906 - Brasília/DF
      E-mail: ascom@mds.gov.br

      Telefone: (61) 2030 - 2649/2628/2658

  • Assessoria Especial de Assuntos Internacionais
    • A(o) Assessoria Especial de Assuntos Internacionais compete:

      I - assessorar o Ministro de Estado nas negociações e nos processos internacionais de interesse do Ministério, em articulação com o Ministério das Relações Exteriores;

      II - coordenar, em articulação com as demais unidades organizacionais e com o Ministério das Relações Exteriores, a posição do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome em temas internacionais e a sua participação em eventos e processos de negociação;  

      III - contribuir na preparação de eventos, de reuniões e de atividades internacionais com participação do Ministro de Estado;

      IV - representar o Ministro de Estado em reuniões, eventos e negociações internacionais e presidir ou compor grupos de trabalho intergovernamentais;

      V - manter interlocução com embaixadores estrangeiros e representantes de organismos internacionais com representação no Brasil;

      VI - manter interlocução com missões diplomáticas brasileiras junto a organismos internacionais;

      VII - planejar e organizar as viagens internacionais oficiais do Ministro de Estado e preparar subsídios para a sua atuação em visitas oficiais, comitês, seminários, conferências, assembleias e outros eventos relacionados com as competências do Ministério;  

      VIII - preparar e acompanhar audiências do Ministro de Estado com autoridades estrangeiras em visitas oficiais ao País; e  

      IX - coordenar, em articulação com as demais unidades organizacionais e, quando necessário, com a Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e com outros órgãos, a elaboração, a negociação e a celebração de acordos de cooperação técnica recebida e prestada de forma bilateral, trilateral ou multilateral com terceiros países e organismos internacionais, e orientar sua posterior implementação.   

      Endereço / Horário de funcionamento

      Assessoria Especial de Assuntos Internacionais - AESSIN
      Esplanada dos Ministérios - Bloco A - 8º andar - Sala 838
      CEP 70054-906 - Brasília/DF
      E-mail: internacional@mds.gov.br
      Telefone: (61) 2030 - 1530 / 2570

  • Assessoria Especial para Assuntos Parlamentares e Federativos
    • A(o) Assessoria Especial para Assuntos Parlamentares e Federativos compete:

      I - promover o processo de articulação com o Congresso Nacional nos assuntos de competência do Ministério, observadas as competências da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República;

      II - providenciar o atendimento às consultas e aos requerimentos formulados e acompanhar a tramitação legislativa dos projetos de interesse do Ministério; e

      III - participar do processo de interlocução com os Governos estaduais, distrital e municipais, com as assembleias legislativas estaduais, com a Câmara Legislativa do Distrito Federal e com as câmaras municipais nos assuntos de competência do Ministério, com o objetivo de assessorá-los em suas iniciativas e de providenciar o atendimento às consultas formuladas, observadas as competências dos órgãos que integram a Presidência da República.

      Endereço / Horário de funcionamento

      Assessoria Especial para Assuntos Parlamentares e Federativos - ASPAR
      Esplanada dos Ministérios- Bloco A - 5 º andar - Sala 510
      CEP 70054-906 - Brasília/DF
      E-mail: aspar@mds.gov.br

      Telefone: (61) 2030 - 1645 / 1507 / 1483 / 1448

  • Corregedoria
    • A(o) Corregedoria compete:

      I - promover as atividades de prevenção e de correição para verificar a regularidade e a eficácia de serviços e propor medidas saneadoras ao seu funcionamento;

      II - examinar as representações e os demais expedientes que tratem de irregularidades funcionais e proceder a seus juízos de admissibilidade;

      III - instaurar as sindicâncias e os processos administrativos disciplinares;

      IV - julgar e aplicar penalidades, em sindicâncias e processos administrativos disciplinares, nos casos de advertência ou de suspensão por até trinta dias;

      V - instruir os processos administrativos disciplinares cujas penalidades propostas sejam a demissão, a suspensão por mais de trinta dias, a cassação de aposentadoria ou disponibilidade, a destituição de cargo em comissão ou a destituição de função comissionada, para remessa ao Ministro de Estado;

      VI - instruir os procedimentos de apuração de responsabilidade de entes privados de que trata a Lei nº 12.846, de 1º de agosto de 2013, observadas as disposições legais; e

      VII - exercer as competências previstas no art. 5º do Decreto nº 5.480, de 30 de junho de 2005.

      Endereço / Horário de funcionamento

      Corregedoria - COGER
      Esplanada dos Ministérios Bloco A - 8º andar - Sala 856
      CEP 70054-906 - Brasília/DF
      E-mail: cogermc@mds.gov.br

      Telefone: (61) 2030 - 1303 / 1675 / 2595

  • Ouvidoria-Geral
    • A(o) Ouvidoria-Geral compete:

      I - executar as atividades de ouvidoria previstas no art. 13 da Lei nº 13.460, de 26 de junho de 2017, e no art. 10 do Decreto nº 9.492, de 5 de setembro de 2018;

      II - planejar e coordenar comitês técnicos e supervisionar atividades e resultados decorrentes da participação social nas ações de ouvidoria, no âmbito do Ministério; 

      III - representar o Ministério e seus órgãos em grupos, comitês e fóruns, nacionais e internacionais, relacionados às atividades de ouvidoria, participação social, controle social, acesso à informação, transparência ou proteção de dados pessoais;     

      IV - assegurar o cumprimento das normas relativas ao acesso à informação e à transparência ativa;      

      V - gerenciar os canais de atendimento ao cidadão, em conformidade com o disposto na

      VI - assegurar e orientar as demais unidades do Ministério quanto ao cumprimento das normas relativas à proteção e ao tratamento de dados pessoais, em conformidade com o disposto na 

      VII - gerenciar a Central de Relacionamento do Ministério;      

      VIII - assegurar o cumprimento da publicação de agendas de autoridades, em conformidade o disposto no Decreto nº 10.889, de 9 de dezembro de 2021;       (Incluído pelo Decreto nº 11.634, de 2023)   Vigência

      IX - gerenciar a elaboração do Plano de Dados Abertos, em consonância com o disposto no Decreto nº 8.777, de 11 de maio de 2016; e      (Incluído pelo Decreto nº 11.634, de 2023)   Vigência

      X - planejar, promover e coordenar as ações de participação social no âmbito do Ministério, especialmente quanto a:    

      a) conselhos de usuários;    

      b) carta de serviços;      

      c) pesquisas de opinião; e    

      d) governo aberto.     

      Parágrafo único.  As atividades decorrentes de participação social no âmbito da Ouvidoria serão realizadas em articulação com a Assessoria de Participação Social e Diversidade e com seus respectivos congêneres internacionais.     

      Endereço / Horário de funcionamento

      Ouvidoria-Geral - OUV
      Esplanada dos Ministérios - Bloco A - 2º andar sala 205
      CEP 70054-906 - Brasília/DF
      E-mail: gabinete.ouvidoria@mds.gov.br
      Telefone: (61) 3429 - 6824 / 3217 - 6804 / 2024 - 2636

  • Consultoria Jurídica
    • A(o) Consultoria Jurídica compete:

      I - prestar assessoria e consultoria jurídica no âmbito do Ministério;

      II - fixar a interpretação da Constituição, das leis, dos tratados e dos demais atos normativos, a ser seguida uniformemente na área de atuação do Ministério quando não houver orientação normativa do Advogado-Geral da União;

      III - atuar, em conjunto com os órgãos técnicos do Ministério, na elaboração de propostas de atos normativos de interesse do Ministério;

      IV - realizar revisão final da técnica legislativa e emitir parecer conclusivo sobre a constitucionalidade, a legalidade e a compatibilidade com o ordenamento jurídico das propostas de atos normativos de interesse do Ministério;

      V - assistir o Ministro de Estado no controle interno da legalidade administrativa dos atos do Ministério e do Conselho vinculado;

      VI - zelar pelo cumprimento e pela observância das orientações dos órgãos da Advocacia-Geral da União; e

      VII - examinar, prévia e conclusivamente, no âmbito do Ministério:

      a) os textos de convênios, de editais de licitação e de contratos ou instrumentos congêneres a serem publicados e celebrados; e

      b) os atos pelos quais se reconheça a inexigibilidade ou se decida pela dispensa de licitação.

      Endereço / Horário de funcionamento

      Consultoria Jurídica - CONJUR
      Esplanada dos Ministérios - Bloco A - 1º andar sala 155
      CEP 70054-906 - Brasília/DF
      E-mail: conjur@mds.gov.br
      Telefone: (61) 2030 - 3330 / 3334

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica
      • Quem é Quem
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Legislação
      • Planejamento Estratégico Institucional - PEI
      • Conheça as Secretarias
    • Ações e Programas
    • Participação Social
      • Disque Social 121
    • Auditorias
    • Convênios e Transferências
    • Receita e Despesas
      • Quadro de Detalhamento de Programas, por unidade orçamentária
      • Receita Pública
      • Despesa Pública
      • Despesas com diárias e passagens
      • Doações ao Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza
      • Notas Fiscais Eletrônicas
    • Licitações e Contratos
      • Planejamento
      • Contratos
      • Consultas Públicas
      • Editais Abertos
      • Dispensa
      • Termos de Cooperação e Termos de Execução Descentralizada
      • Termo de Apostilamento
      • Extratos Termo de Adesão PBF e CadÚnico
      • Cartilha de Integridade para Licitantes e Contratados
    • Servidores
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
    • Perguntas Frequentes
    • Dados Abertos
    • Sanções Administrativas
    • Internacional
      • Editais em seleção
      • Produtos
      • Manual Operativo de Acordo BIRD
      • Manual Operativo de Acordo BIRD
    • Transparência e Prestação de Contas
    • Consulta de Emendas Parlamentares
      • Consulta de Emendas Parlamentares
      • Cartilha de Emendas Parlamentares
    • Planejamento Institucional
    • Privacidade e Proteção de Dados
    • Legislação
      • Acordos de Cooperação
    • Corregedoria
  • Ações e Programas
    • Bolsa Família
      • Informes
      • Índice de Gestão Descentralizada
      • Adesão
      • Calendário 2025
      • Boas-Vindas às Gestões Municipais
      • Combate a Desinformação
      • Cartilha 2025
    • Cadastro Único
      • Informes
      • Legislação
      • Perguntas Frequentes
    • Rede Federal de Fiscalização
      • Normativos e Informes
      • Condutas Vedadas Aos Agentes Públicos
      • Relatório anual
      • Relatório Semestral
      • Legislação
      • Cartilhas
    • Operação Acolhida
    • Suas
    • Caisan
    • Brasil Sem Fome
      • Painel de Monitoramento
      • Plano Brasil Sem Fome
      • Editais de Chamada Pública
      • Brasil que Alimenta
    • Fundo de Amparo ao Trabalhador
    • Calamidades Públicas e Emergências
      • Operação Estiagem
      • FORSUAS
      • Operação Rio Grande do Sul
      • Comunicação e Dados de Pagamento - Bolsa Família
    • Programa Acredita no Primeiro Passo
      • Quero Emprego
      • Quero Empreender
      • Quero Aprender
      • SIG Acredita
      • Legislação
      • Publicações
      • Prêmio Nacional de Inclusão Socioeconômica
    • Acesso a Alimentos e à Água
      • Programa de Aquisição de Alimentos
      • Programa Cisternas
      • Programa Fomento Rural
      • Programa Cozinha Solidária
      • Programa Nacional de Agricultura Urbana e Periurbana
      • Ação de Distribuição de Alimentos
      • Comida no Prato
      • Rede Brasileira de Bancos de Alimentos
      • Articulação de Políticas Públicas de SAN para Povos e Comunidades Tradicionais
    • Promoção da Alimentação Adequada e Saudável
      • Cesta Básica de Alimentos
      • Alimenta Cidades
      • Promoção da Alimentação Saudável nas Escolas
      • Segurança Alimentar e Nutricional no SUAS
      • Estratégia de Prevenção da Obesidade
      • Marco de Referência sobre Sistemas Alimentares e Clima para Políticas Públicas
    • Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional
      • Banco de Alimentos
      • Cozinha Comunitária
      • Restaurante Popular
      • Central da Agricultura Familiar
    • Gás do Povo
      • Informes
    • Aprimora Rede +
    • Brasil que Cuida
      • Política
      • Plano
      • Ações
      • Adesão
      • Observatório
    • Governança
      • Estrutura de Governança
      • Política de Governança
      • Planejamento Estratégico Institucional - PEI
      • Gestão de riscos
      • Integridade
      • Legislação
      • Colegiados de Governança de Políticas Públicas e Programas do MDS
      • Comissão de Ética
      • Tecnologia da Informação
      • Manual de Gestão de TEDs do MDS
      • Organização Institucional
      • Plano Diretor de Logística Sustentável
      • Cadeia de Valor
      • Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação
    • Renúncias de Receitas
    • Saiba mais sobre os programas vigentes
    • Indicadores
    • Metas e Resultados
    • Carta de Serviços
    • COP30
  • Canais de Atendimento
    • Atendimento à Imprensa
    • Ouvidoria
      • Registro de Manifestação
      • Transparência e Acesso à Informação
      • Composição
      • Organograma
      • Orientações
      • Capacitações
      • Plano de Ação
      • Canal de Denúncias
      • Fluxogramas
      • Cartilhas
    • Disque Social 121
  • Composição
    • Estrutura
    • Quem é Quem
    • Agenda de Autoridades
    • Organograma
  • Notícias e Conteúdo
    • Notícias
    • Marcas e Manuais
      • MDS
      • Auxílio Inclusão
      • Apoio e Acolhimento
      • BPC
      • Brasil Fraterno
      • Capacita Suas
      • Casa Brasil de valor
      • CNAS
      • Criança Feliz
      • Família Acolhedora
      • Fundo Nacional de Assistência Social
      • Gás do Povo
      • MapaSAN
      • Rede Federal de Fiscalização
      • SUAS
    • Boletins
    • Publicações
      • Cartilhas
      • Desenvolvimento Social
      • Cidadania
    • Campanhas
    • Coleção de Notícias
    • Relatório de Ações do MDS
    • Dados e estudos
    • Desenvolvimento Social
    • Condutas Vedadas Aos Agentes Públicos Federais Em Eleições
  • Serviços
    • Carta de Serviços
    • Auxílio Emergencial
      • Perguntas Frequentes
      • Relatar fraude no Auxílio Emergencial em razão da IRPF 2021
      • Declaração do Imposto de Renda
      • Legislação
      • Devolução
      • Auxílio Emergencial 2021
      • Transparência 2021
      • Transparência 2020
      • Atendimento
      • Denúncia de fraude
      • Sistema VEJAE
      • FAQ VEJAE
      • Guia do VEJAE
      • Perguntas Frequentes
    • Carteira da Pessoa Idosa
    • Cursos e REDs
    • IGD - Índice de Gestão Descentralizada
    • Protocolo Digital
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Usuário Interno
      • Usuário Externo
      • Protocolo Digital
      • Cartilha e manuais
      • Curso
    • Fundo de Amparo ao Trabalhador
    • Canal RCS
    • Modalidade de Licitação
      • Editais
      • Chamamento Público e Sessão Pública
      • Extrato de Dispensa
    • Sistemas
    • Parcerias
    • Doação de bens móveis
    • Processo Seletivo
      • Processo Seletivo Simplificado - EDITAL Nº 1 - MC/SE, DE 31 DE MARÇO DE 2021
      • Processo Seletivo para Servidor Público
    • Programa de Gestão
  • Órgãos
    • Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único
      • Sexta com Debate
      • Portal de Evidências
      • Ações de Formação
    • Secretaria de Inclusão Socioeconômica
    • Secretaria Extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome
    • Secretaria Nacional da Politica de Cuidados e Família
      • Publicações
      • Edital Sociedade Civil
      • Projetos em Execução
      • Cuidotecas
      • Cartilha
      • Relatório GTI-cuidados
      • Trabalhadoras Domésticas
    • Secretaria Nacional de Assistência Social
      • Departamento de Benefícios Assistenciais
      • Departamento de Gestão do SUAS
      • Departamento da Rede Socioassistencial Privada
      • Departamento de Proteção Social Básica
      • Departamento de Proteção Social Especial
      • Diretoria Executiva do Fundo Nacional de Assistência Social
    • Secretaria Nacional de Renda de Cidadania
    • Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
      • Cartilhas
      • Publicações
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • YouTube
  • Linkedin
  • Flickr
  • SoundCloud
  • TikTok
  • WhatsApp canal
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca