O Programa Acredita no Primeiro Passo é o conjunto articulado de iniciativas do Governo Federal, estabelecidas em parceria com Estados, Distrito Federal, prefeituras, organizações públicas, setores empregadores e da sociedade civil, com o objetivo de superar a exclusão e promover a autonômica socioeconômica pelo aumento da renda, com valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Este Programa apoia ações, planos e programas que incentivam a qualificação profissional e a inserção dos cidadãos no mercado de trabalho, por meio do emprego e do empreendedorismo, ampliando o acesso ao microcrédito produtivo e apoio para a estruturação de negócios sustentáveis que assegurem uma vida cidadã para as famílias em situação de baixa renda e vulnerabilidade social.
Rede de parceiros
A Rede de Parceiros de apoio ao Programa Acredita no Primeiro Passo do Desenvolvimento Social tem como objetivo mobilizar oportunidades de qualificação, emprego, orientação empreendedora e acesso ao microcrédito produtivo para as pessoas do Cadastro Único. Os parceiros disponibilizam oportunidades de inclusão socioeconômica que geram renda para as famílias e capacitação para o mundo de trabalho. Todas as oportunidades oferecidas são gratuitas, sem qualquer compromisso de contrapartida por parte dos beneficiários. Participar da Rede é colaborar para os objetivos do Programa Acredita no Primeiro Passo.
Ações e Serviços do Programa Acredita no Primeiro Passo
O Programa Acredita no Primeiro Passo oferece cursos de qualificação profissional, oportunidades de emprego e apoio ao empreendedorismo. Os parceiros podem:
- Identificar pessoas cadastradas no Cadastro Único e incentivá-las a se inscrever no Portal do Programa Acredita no Primeiro Passo;
- Buscar novos parceiros para fortalecer a rede (outras entidades públicas);
- Oferecer cursos de qualificação no portal;
- Fornecer assistência técnica e gerencial para empreendedorismo e estruturação de negócios;
- Ampliar a oferta de serviços financeiros, como acesso ao microcrédito produtivo orientado e garantido;
- Coletar dados relevantes para o município sobre vagas de emprego e cursos de qualificação gratuitos na região, além de outras informações; e
- No setor privado, disponibilizar vagas de trabalho e contratar pessoas compatíveis com o perfil da empresa.