Como estimular seu filho
Interagir e brincar e só começar !
Conheça as etapas do crescimento do seu filho até os 3 anos de vida e algumas dicas de como estimular cognição, socialização, coordenação motora e linguagem.
PRIMEIRO MÊS | |
ATIVIDADES | |
Acaricie e conforte o bebê |
|
Converse com o bebê e olhe nos |
|
Mostre de pertinho objetos |
DOS 2 AOS 3 MESES | |
ATIVIDADES | |
Braços e pernas são pouco |
|
Veja se ela fixa o olhar por alguns |
|
Perceba se, quando escuta algum |
DOS 3 AOS 6 MESES | ||
ATIVIDADES | FIQUE ATENTO | |
Brinque de se esconder atrás de |
Nessa fase, o bebê já reconhece |
|
A brincadeira pode ser também |
Agarra objetos que estão ao seu |
|
Mova um chocalho e depois deixe |
Com ajuda, poderá mudar de |
|
Estimule o bebê a mudar de |
Pode rir, balbuciar e expressar |
DOS 6 AOS 9 MESES | ||
ATIVIDADES | FIQUE ATENTO | |
Convide o bebê a bater um objeto |
Seu bebê já se arrasta ou |
|
Ensine brincadeiras e gestos, |
Também se movimenta, fica |
|
Repita sons que o bebê fizer e |
Já pode dar passos com ajuda. | |
Quando responder, sorria para que |
Ele atende quando é chamado |
|
Chame a criança e as pessoas |
Compreende “não” e “tchau”. | |
Assim como a conversa, também |
Imita sons simples: “au au”, “dá”, |
|
Comece a ler contos para ela |
DOS 9 AOS 12 MESES | ||
ATIVIDADES | FIQUE ATENTO | |
Retribua os sorrisos da criança. |
Quando ela pedir algo, apontando |
Nessa fase, a criança já consegue |
Dê ordens simples, como “me |
Crie um “Cesto do tesouro”, lugar |
Pode cumprir ordens simples, |
Quando você repetir os sons |
A criança pode expressar alegria |
|
Cante músicas com diferentes |
Aponta, quando perguntada, onde |
|
Reconhece a si mesma no espelho. |
1 A 2 ANOS | ||
ATIVIDADES | FIQUE ATENTO | |
Procure falar da forma mais clara |
Peça que mostre onde está seu |
Algumas crianças com um ano já |
Encha um recipiente de plástico |
Mostre à criança livros, fotos, |
Também podem utilizar a colher |
Dê a ela pequenas tarefas, como |
Querem conhecer e pegar tudo |
|
Oriente-a a recolher seus |
Já associam formas, cores e |
|
Pergunte à criança qual é o |
Gostam de arrastar as coisas, |
|
Ajudam na troca das roupas, |
||
Imitam os adultos em atividades, |
||
Utilizam, pelo menos, duas |
2 A 3 ANOS | ||
ATIVIDADES | FIQUE ATENTO | |
Deixe-a brincar bastante. |
Dê vida à história que estiver |
A criança já corre com segurança |
Brinque junto sempre que possível. |
Brinque de construir cabanas |
Seus movimentos, principalmente |
Deixe-a brincar com outras crianças. | Quer fazer o que os adultos fazem. | |
Aprender a se relacionar e dividir os |
Gosta de fazer as coisas sozinha. | |
Criança gosta de correr, saltar, jogar |
É inquieta e curiosa. | |
Ofereça papel e giz de cera com |
O vocabulário aumenta e já se |
|
Coloque em uma caixa brinquedos |
Compreende o significado das |
|
Relaciona-se bem com um maior |