Uma transformação histórica. Não haveria outro nome a se dar a um momento em que o Brasil superou a fome, levou água para onde havia seca, fez da educação um direito de todas e todos, elevou a renda dos mais pobres, permitiu o acesso à casa própria e ao atendimento médico, entre muitas outras conquistas. Sim, após essa transformação, houve retrocessos e o retorno do Brasil ao Mapa da Fome, mas, desde 2023, o trabalho de reconstrução e avanço das políticas sociais segue firme.
A exposição virtual “Portas Abertas para Direitos” é um convite à memória desse caminho e ao avanço do caminhar.
Aqui você poderá visualizar como as políticas de desenvolvimento e assistência social se estruturaram em pouco mais de duas décadas. O fio condutor para narrar essa trajetória é o Cadastro Único, porta de entrada para mais de 40 milhões de famílias vulneráveis de grande parte dos programas sociais em todo o território nacional.
A criação do MDS, em 2004, foi uma verdadeira quebra de paradigma na condução das políticas de enfrentamento da fome e da pobreza no País. O Cadastro Único é o responsável por organizar essa vasta rede de informações que orientam a proteção social. Desde sua criação, em 2001, ele passou por muitas reformulações, se tornando uma moderna, ágil e eficiente ferramenta de caracterização de famílias de baixa renda e de direcionamento de políticas públicas. Foi um longo percurso e essa trilha de inovações desemboca em 2025, com o lançamento do Novo Cadastro Único.
Mais que um convite à memória, as histórias aqui compartilhadas nos levam a refletir sobre essa construção e o futuro que queremos: um Brasil com políticas públicas sólidas que permitam a superação da pobreza e a redução das desigualdades em que possamos, todas e todos, viver com dignidade.