Pode acontecer de uma mesma família estar ao mesmo tempo em dois ou nos três processos da Ação de Qualificação. Cada processo é independente. Por isso, é preciso ler atentamente as orientações das instruções normativas específicas para a regularização dos registros.
Por exemplo, se uma família estiver com o cadastro desatualizado e também possuir alguém com dados de renda inconsistentes, ela estará ao mesmo tempo em Revisão Cadastral e Averiguação Cadastral de Renda. Da mesma forma, se um cadastro for formado por apenas uma pessoa (unipessoal) e possuir inconsistência na informação de renda, estará ao mesmo tempo na Averiguação Cadastral de Renda e na Averiguação Cadastral Unipessoal.
No arquivo disponibilizado no SIGPBF, há a informação da SITUAÇÃO do registro no âmbito dos processos de Averiguação Cadastral de Renda, Averiguação Cadastral Unipessoal e de Revisão Cadastral. Se a família estiver com o cadastro REGULARIZADO em um dos processos, mas estiver PENDENTE nos demais processos, ela vai precisar atualizar novamente.
Por isso, o município precisa estar atento e atualizar os dados das famílias que permanecem com a situação do cadastro PENDENTE na listagem do SIGPBF, sempre verificando se há famílias que aparecem mais de uma vez na lista.
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome disponibiliza mensalmente no SIGPBF a listagem de famílias que estão nos três processos da Ação de Qualificação Cadastral de cada município, com a identificação dos cadastros já regularizados e daqueles ainda pendentes de regularização. Este ano serão divulgadas duas listas a partir de março de 2023: uma com as pessoas e famílias do processo de Averiguação Cadastral de Renda 2023 e Revisão Cadastral 2023, e outra lista com as famílias do processo de Averiguação Cadastral Unipessoal 2023.