Notícias
Avanço
Waldez Góes participa de entrega de mil moradias em Macapá (AP)
Ministro Waldez Góes participou da entrega de mil moradias em Macapá, com a presença do presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Brasília (DF) - O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participou da solenidade de entrega de mil unidades habitacionais do Programa Minha Casa, Minha Vida, em Macapá, no Amapá, nesta segunda-feira (18). O evento foi realizado pelo Ministério das Cidades e contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Também estiveram presentes o ministro Jader Filho e outras autoridades do Governo Federal, além do governador Clécio Luís.
Na capital amapaense estão localizados os Residenciais Miracema III e IV, os dois últimos módulos dos quatro contratados inicialmente. Fazem parte do empreendimento apartamentos e casas de 44,22 m² e 37,72 m², uma escola e uma creche.
"Eu conheço muito bem o que é o sonho da casa própria. As várias mulheres que aqui receberam as chaves das suas casas e sentiram a alegria de, finalmente, ter um local para chamar de seu. É isso que viemos fazer aqui no Amapá, com o Minha Casa Minha Vida. Além disso, o Amapá teve um aumento de 43,8% da conta de luz. Trouxe o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para falar de ações para garantir a diminuição desses custos", explicou o presidente Lula.
O presidente também agradeceu ao ministro Waldez pelo empenho à frente da pasta da Integração e do Desenvolvimento Regional. "Há muitos anos o Brasil não tinha um ministro como o Waldez. Da seca no Amazonas até as fortes chuvas no Rio Grande do Sul, Waldez estava de prontidão para cuidar das pessoas", destacou.
"Todos nós que estamos aqui temos muito clara a liderança que o presidente Lula representa. Pude conviver e aprender mais sobre o seu compromisso com os mais pobres, o único líder que conhece verdadeiramente o País e luta pelos povos do Norte e Nordeste. Atuando muito firmemente para tirar o Brasil do mapa da fome. Agora a meta é tirar novamente e colocar entre os países que mais respeitam o cidadão", disse Waldez.
“Nós vamos selecionar até o final deste ano, no mais tardar, na primeira quinzena de janeiro, mais de 30 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida Rural”, afirmou. “E o meu compromisso com vocês aqui é que a seleção do Minha Casa, Minha Vida, Entidades, seja feita até o final de janeiro de 2024. Com isso, serão mais 28 mil unidades habitacionais só para essa modalidade”, garantiu o ministro das cidades, Jader Filho.
"Que dia feliz e histórico! O Minha Casa, Minha Vida voltou, trazendo dignidade para o Amapá. Ao lado do presidente Lula, entregamos as chaves e inauguramos as etapas III e IV do Miracema", comentou o governador do Amapá, Clécio Luís.
Luciléia Teixeira é microempreendedora e beneficiária da política pública do Governo Federal. "É muita alegria que transborda do meu coração nesta tarde. O presidente Lula me deu uma casa! Estou realizando o sonho da minha moradia, com dignidade. Hoje estou com a chave da minha casa própria, depois de muita luta", disse.
Energia no Amapá
Durante o evento, foi apresentada a Medida Provisória da Justiça Tarifária, que cria mecanismos para conter a subida elevada do preço da eletricidade.
“Estamos alinhados com a orientação do presidente Lula, que sempre demonstrou preocupação com a escalada dos preços. Estamos resolvendo o problema definitivamente, ao contrário de gestões passadas, que empurraram o problema para debaixo do tapete”, afirmou o ministro Alexandre Silveira.
Para impedir a disparada nos preços, estão sendo estudadas providências. Devem contribuir com o abrandamento dos reajustes o pagamento do empréstimo anual da Conta Covid e Conta Escassez, que representam 15%.