Notícias
Waldez Góes debate apoio federal para ações de desenvolvimento regional em quatro estados
Ministro Waldez Góes debateu estratégias para ampliar o crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) por meio dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO) (Fotos: Dênio Simões e Márcio Pinheiro/MIDR)
Brasília (DF) - O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta quinta-feira (19), parlamentares e gestores dos estados do Amapá, Pará, Pernambuco e Rio Grande do Sul. Em pauta, o apoio do Governo Federal a municípios que enfrentam a estiagem, o fomento a cadeias produtivas e obras de segurança hídrica, entre outros.
Waldez Góes também debateu estratégias para ampliar o crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) por meio dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO), operados, respectivamente, pelo Banco da Amazônia, Banco do Nordeste e Banco do Brasil. A reunião foi organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e contou com a presença do ministro Paulo Teixeira e de representantes dos três bancos e das Superintendências do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Amazônia (Sudam) e do Centro-Oeste (Sudeco).
O ministro Waldez Góes destacou que a agricultura familiar é uma prioridade para o Governo Federal e que o MIDR fará o possível para que os recursos de financiamento dos fundos constitucionais cheguem com mais facilidade aos produtores. “Vamos revisar normas, desburocratizar processos, aproximar as agências e os agentes públicos do cidadão, do agricultor, do extrativista, do pequeno produtor, do negro, do indígena, porque essa é orientação do presidente Lula”, afirmou.
Outra agenda foi para tratar de demandas do município de Oiapoque, no Amapá. O ministro recebeu os vereadores Yuri Araújo, Marcelo Guimarães e Lília Oliveira. Os parlamentares agradeceram a oportunidade de diálogo com o Governo Federal e destacaram a importância de fortalecer a agricultura familiar, por meio da estruturação do escoamento da cadeia produtiva, sobretudo de comunidades indígenas. Além disso, se colocaram à disposição para contribuir com a construção do Plano Estadual para o Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira (PDIFF).
"Temos dificuldade logística para a distribuição dos produtos, o que prejudica a economia local. A respeito do PDIFF, acreditamos que temos muito a contribuir com a relação entre o Amapá e a Guiana Francesa", observou Yuri Araújo.
Waldez Góes garantiu que o MIDR não poupará esforços para fazer chegar recursos para o desenvolvimento da região. "O compromisso com o desenvolvimento do País permanece firme. É determinação do presidente Lula que os ministérios estejam perto do povo, então tenham esse ministério como um espaço de toda a sociedade. Nossa missão é fazer chegar as políticas públicas a quem mais precisa", afirmou.
O ministro também recebeu o deputado federal Henderson Pinto (MDB/PA) e o prefeito de Santarém (PA), Francisco Nélio Aguiar, para tratar do apoio do Governo Federal para minimizar os efeitos da forte estiagem que atinge parte da Região Norte do País. O estado do Pará é um dos mais afetados, assim como Amazonas, Acre e Amapá.
A construção de uma adutora no sertão pernambucano foi outro tema de reunião nesta quinta-feira. Durante o encontro, que reuniu o deputado federal Fernando Monteiro (PP/PE) e os prefeitos do municípios de Lagoa Grande, Vilmar Cappellaro, Jurema, Edvaldo Marcos Ramos Ferreira, e Arco Verde, José Wellington Cordeiro, foi entregue ao ministro Waldez Góes um oficio solicitando a obra, que tem potencial de beneficiar mais de 19 mil pessoas.
Ministro recebe vereadores de Oiapoque (AP) | Reunião com o deputado Henderson Pinto e o prefeito Francisco Nélio Aguiar |
Reunião com o deputado Fernando Monteiro e prefeitos de Lagoa Grande, Jurema e Arco Verde |