Notícias
Waldez Góes debate ampliação do valor para microcréditos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste
Durante a reunião, Waldez Góes e Rose Modesto falaram ainda sobre as agendas estruturantes da Caravana da Sudeco em 2024 (Foto: Márcio Pinheiro/MIDR)
Brasília (DF) - O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta quarta-feira (21), a superintendente da Superintendência do Centro-Oeste (Sudeco), Rose Modesto, para tratar do planejamento de 2024, com a integração da Secretaria Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros (SNFI) voltada para o fortalecimento do microcrédito produtivo orientado (PNMPO) e para a ampliação do valor reservado para microcréditos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para, por exemplo, empreendedores urbanos e rurais. Além disso, foram discutidas agendas estruturantes da Caravana da Sudeco neste ano.
“Temos, no MIDR, ações fundamentais para diminuir as desigualdades no Brasil. É um compromisso do presidente Lula com o povo brasileiro. Nós temos agendas muito importantes para atingir esse objetivo”, destacou o ministro.
Em seguida, Waldez Góes recebeu representantes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para tratar de assuntos relacionados a políticas de desenvolvimento regional e territorial. No encontro, os representantes se colocaram à disposição do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) no conhecimento e capilaridade dos mais diversos campos de atuação. O MIDR já tem diversas parcerias com centros da associação. Das 69 instituições, cerca de 20 são parceiras da Pasta.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional recebeu, também, o prefeito de Jacarezinho (PR), Marcelo Palhares, além de representantes de Ourinhos (SP), o secretário adjunto do Governo, Sandro Caprino, e o vereador Eder Mota. Os municípios são fronteiriços e compartilham demandas semelhantes. A pauta da reunião foi o resultado de investimentos feitos nas localidades.
O prefeito Marcelo Palhares agradeceu ao ministro o apoio e destacou os benefícios do investimento para a população. “Há um mês, o ministério liberou esses recursos, que serão utilizados na pavimentação da nossa cidade. No governo do presidente Lula, temos conseguido muito mais melhorias para a população”, disse.
“O ministério e o governo do presidente Lula não faltarão com nenhum município do Brasil. Nossa missão é o desenvolvimento regional numa concepção de diminuição de desigualdades”, destacou o ministro.
Em outra agenda, Waldez Góes recebeu representantes do sindicato dos Policiais Civis do Amapá (AP), que pediram apoio ao ministro para que a categoria consiga aumento salarial. “Vamos reforçar essa solicitação com a ministra Esther Dweck (da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) para que o pleito de vocês seja atendido”. destacou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional.
O ministro recebeu, ainda, o deputado Keniston Braga (MDB/PA) e o prefeito de Breu Branco, no Pará, Flávio Mezzono, que apresentaram uma proposta para a construção de uma fábrica de beneficiamento de pescado, com um investimento estimado em R$ 9 milhões. O intuito é impulsionar o crescimento econômico do Pará. Além disso, no âmbito da infraestrutura, foi debatida a viabilidade da construção de uma ponte no município de Eldorado do Carajás, também no Pará.
Em busca de soluções para a escassez de água devido à estiagem no Amazonas, Waldez Góes recebeu, ainda, o deputado federal Sidney Leite (PSD/AM) para discutir estratégias que incentivem o desenvolvimento regional no Estado, como o processo de aquisição de equipamentos para apoiar a produção na região.
Ações de Defesa Civil
A epidemia de dengue em Tartarugalzinho, no Amapá, foi tema do encontro entre o ministro Waldez Góes e o prefeito da cidade, Bruno Mineiro. O município já formalizou o pedido de reconhecimento de situação de emergência, o qual será avaliado pela Defesa Civil Nacional. Durante a reunião, também foi discutida a elaboração de planos de trabalho visando a redução dos impactos causados pela doença.
O ministro Waldez Góes também recebeu a prefeita de Cáceres (MT), Antônia Eliene Liberato Dias, acompanhada pelo senador Jayme Campos (União/MT). O encontro também contou com a presença do secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff. O propósito do encontro foi debater a formulação de planos de ação destinados a prestar assistência à população mato-grossense impactada pelas fortes chuvas que castigam a região desde o início de fevereiro. O desastre atingiu aproximadamente 7 mil pessoas.
As intensas chuvas na Bahia foram tema de discussão durante uma reunião entre o ministro do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o deputado federal João Carlos Bacelar (PL/BA). Recentemente, os municípios baianos de Nordestina, Monte Santo e Quijingue enfrentaram significativos prejuízos devido a tempestades. Durante o encontro, foram detalhados os procedimentos para o reconhecimento de emergência e a formulação de planos de trabalho destinados à assistência humanitária.