Notícias
O Dia do Ministro
Waldez Góes debate ações para fortalecer resposta a desastres em Goiás e Rio de Janeiro
Reunião com o governador Ronaldo Caiado teve como tema o apoio da Defesa Civil Nacional aos municípios goianos atingidos pela estiagem e pela dengue (Fotos: Dênio Simões e Márcio Pinheiro/MIDR)
Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu, nesta terça-feira (6), o governador de Goiás, Ronaldo Caiado. O tema do encontro foi o apoio da Defesa Civil Nacional aos municípios do estado atingidos pela estiagem, o que vem prejudicando as agroindústrias locais, e também pela dengue.
Durante o encontro, Waldez Góes destacou o compromisso do Governo Federal com as cidades atingidas por desastres. “O presidente Lula determinou, desde o primeiro dia de governo, que nós déssemos todo o apoio necessário aos municípios que enfrentam desastres, seja pelo excesso, seja pela falta de chuvas”, afirmou o ministro. “A Defesa Civil Nacional vem trabalhando arduamente para que a população afetada seja atendida com o máximo de brevidade e que as prefeituras também recebam recursos para restabelecer serviços e reconstruir infraestruturas e moradias danificadas ou destruídas pelos desastres”, completou.
Para o governador de Goiás, a união entre o estado e Governo Federal é fundamental para mitigar os riscos e consequências dos desastres. “Nós precisamos somar forças na área de tecnologia para acompanhar as previsões detalhadas de chuva, para permitir ao agricultor se programar e não ter perdas maiores”, afirmou Caiado.
Rio de Janeiro
Em outra agenda, Waldez Góes recebeu o deputado federal Max Lemos (PDT/RJ) para tratar do apoio do Governo Federal aos municípios do estado do Rio de Janeiro atingidos recentemente por fortes chuvas. No encontro, o ministro explicou sobre as ações que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) vem realizando no estado.
No momento, 10 cidades fluminenses estão com reconhecimento federal de situação de emergência vigente devido às fortes chuvas. Integram a lista os municípios de Miguel Pereira, Japeri, Belford Roxo, Nova Iguaçu, São João do Meriti, Duque de Caxias, Nilópolis, Mesquita, Rio de Janeiro e Queimados.
Waldez Góes se reuniu, ainda, com representantes do Governo do Amapá. Participaram da reunião os secretários de Infraestrutura, David Covre; de Governo e Gestão Estratégica, Carlos Michel Miranda da Fonseca; e de Planejamento, Lucas Abrahão. Na reunião, foram debatidas iniciativas do MIDR em execução no estado.
Política das águas
Por fim, o ministro recebeu representantes da Coordenação da Articulação em Defesa da Política das Águas. No encontro, foi solicitada a regulamentação do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Como encaminhamento, definiu-se a criação de uma agenda entre o MIDR e a coordenação para acompanhar a implementação e reestruturação do Conselho, assim como outras políticas com foco em segurança hídrica.