Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
Waldez Góes assina memorando de cooperação com o Japão para fortalecer a prevenção de desastres

Ministro visita o Museu da História de construção do canal do Rio Arakawa (Foto: Bia Reis/MIDR)
Tóquio (Japão) – No primeiro dia da missão oficial ao Japão, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma série de compromissos estratégicos voltados ao fortalecimento da cooperação entre Brasil e Japão na gestão de riscos de desastres. O destaque da agenda foi a assinatura do Memorando de Cooperação com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), consolidando o compromisso entre as nações na implementação de medidas preventivas e estruturais para a resiliência climática.
"A gestão de riscos de desastres passa, necessariamente, pelo financiamento climático e pelo enfrentamento das desigualdades. O Brasil está comprometido em fortalecer essa área, e a parceria com o Japão é essencial para avançarmos em soluções sustentáveis que protejam vidas e comunidades", afirmou Waldez Góes.O memorando assinado com a JICA formaliza a continuidade da cooperação técnica entre os dois países, incluindo a capacitação de especialistas e o desenvolvimento de novas tecnologias. Com validade inicial de cinco anos, o acordo está inserido na iniciativa Japão-Brasil sobre Meio Ambiente, Clima, Desenvolvimento Sustentável e Economias Resilientes. O documento foi assinado por Waldez Góes e pelo presidente da JICA, Tanaka Akihiko.
Durante a assinatura, tanto o ministro quanto a vice-presidente sênior da JICA, Miyazaki Katsura, destacaram a importância de fortalecer e dar continuidade à cooperação Brasil-Japão, especialmente com vistas à COP30, que será realizada no Brasil. O financiamento climático, as discussões sobre mudanças climáticas e a redução de riscos de desastres são temas centrais da agenda global e terão impacto direto nas negociações e compromissos que serão debatidos no evento.
Além da assinatura do memorando, a agenda do ministro incluiu reuniões com representantes da JICA e visitas a infraestruturas resilientes, onde foram apresentados modelos japoneses de controle de enchentes e sistemas de alerta precoce. Já nesta quarta-feira (26), está prevista a assinatura de outro memorando de cooperação com o Ministério da Terra, Infraestrutura e Turismo do Japão e o Gabinete do Governo Japonês, ampliando as ações conjuntas para a prevenção de desastres naturais.
A visita ocorre no marco dos 130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão, reforçando os laços estratégicos entre as duas nações e promovendo o intercâmbio de conhecimento para o desenvolvimento sustentável.
AGENDA:
Terça-feira (25/04)
13h às 17h - Visita ao Arakawa Museu de Água e reunião com representantes da JICA. Em seguida, encontro na sede da JICA com a vice-presidente global e demais membros do departamento de América Latina e Caribe.
Quarta-feira (26/04)
14h30 - 15h30 - Reunião com o ministro Sakai Manabu, Ministro de Estado de Gestão de Desastres.
15h30 - 15h50 - Encontro com o Ministro ou Vice-ministro do Ministério da Terra, Infraestrutura e Turismo.
Outras Notícias:
Brasil e Japão ampliam cooperação técnica para prevenção de desastres
Tecnologia japonesa contra desastres no Rio de Janeiro
Leia a primeira declaração ministerial do grupo de trabalho do G20