Notícias
DESLIZAMENTO DE TERRA
Total apoio à população de Manacapuru (AM)
Equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) está em Manacapuru desde o início do mês. (Foto: Divulgação)
Brasília (DF) – A Defesa Civil Nacional segue trabalhando para atender às demandas do município de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus, no Amazonas. A cidade foi afetada por um deslizamento de terra no início de outubro. Nesta quinta-feira (17), o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, recebeu o prefeito Beto D'Ângelo e reafirmou o apoio à população afetada.
“Estamos trabalhando desde o primeiro momento. Pedimos para uma equipe da Defesa Civil Nacional ficar em contato e, em seguida, mandamos integrantes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) para reforçar o trabalho em Manacapuru, desde o salvamento de pessoas até o trabalho de solicitação do reconhecimento federal de situação de emergência, passando pelo envio dos planos de trabalho para a recuperação da cidade. Eles vão continuar no município enquanto for necessário”, garantiu o ministro.
O prefeito Beto D'Ângelo agradeceu a ajuda do Governo Federal e lembrou que a cidade está com o reconhecimento federal de situação de emergência vigente. Confira aqui. “Tivemos uma reunião bastante proveitosa. Quero agradecer ao ministro por ter aberto as portas para o nosso município, que está atravessando muita dificuldade. Ele mostrou muito interesse em ajudar a resolver os problemas que estamos enfrentando. Vou me reunir com o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, para que possamos inserir no sistema do Governo Federal os planos de trabalho para assistência humanitária e restabelecimento de forma correta”, disse Beto D’Ângelo.
No início do mês, uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) foi mobilizada para ajudar a população de Manacapuru. O deslizamento de terra abriu uma cratera na orla e atingiu parte do Porto da Terra Preta.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira neste link a lista completa dos cursos.
Outras notícias:
Conheça os quatro princípios para reduzir risco de desastres nas cidades
R$ 836 milhões para expandir produção de banana, feijão, soja, milho e algodão na Bahia
Explosivos abrem caminho para o Ramal do Salgado no sertão do Ceará