Notícias
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Rota do Mel: evento integra apicultores e discute sustentabilidade
Apicultores de todo País participaram do workshop em Aparecida do Norte (SP) (Foto: Divulgação)
Brasília (DF) - O maior evento de apicultura e meliponicultura no Brasil, fruto de uma parceria entre a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), recebeu, essa semana, mais de 80 apicultores, meliponicultores, especialistas e estudantes de todo país para workshops, palestras e exposições sobre o universo da produção de mel.
Um dos eixos temáticos do Congresso, que acontece entre os dias 29 e 30 de novembro em Aparecida do Norte (SP), foi “O programa Rota do Mel nos estados brasileiros”, cuja mesa redonda ocorreu nesta sexta-feira (29). Ele se concentra na análise aprofundada das experiências dos pólos nacionais de produção, destacando a interação entre políticas públicas e os diversos atores envolvidos, sejam eles públicos, privados, apicultores ou meliponicultores.
Essas apresentações são o ponto de partida para um debate interativo que esclareça dúvidas e identifique necessidades específicas a partir dos temas abordados. O objetivo é delinear ações estratégicas que fortaleçam a cadeia produtiva e os arranjos produtivos locais. Além disso, viabilizar investimentos essenciais para aumentar a resiliência das infraestruturas físicas, econômicas e sociais frente a desafios futuros.
“Este eixo temático foi concebido com o propósito de fomentar sinergias coletivas entre apicultores, meliponicultores, fornecedores, associações, cooperativas, poder público e instituições de ensino e pesquisa”, explica o coordenador-geral de Sistemas Produtivos Inovadores (CGPI) da Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR), pasta vinculada ao MIDR, Samuel Castro. A meta é promover a inovação, a competitividade, a lucratividade e a diferenciação da cadeia produtiva da apicultura e meliponicultura. Tudo para consolidar o setor de forma estratégica e sustentável no contexto nacional.
Foram debatidos os seguintes temas dentro desse eixo: “Arranjos Interinstitucionais e Perspectivas para o Desenvolvimento da Apicultura em Sergipe”; “Aplicação da Biotecnologia na Produção de Plantas Apícolas como Estratégia de Fortalecimento da Rota do Mel”; “Sanidade de Abelhas: Impactos nas Cadeias Produtivas e Desafios Contemporâneos”; “Análise de Mel: Caminhos para a Certificação Regional e Valorização dos Produtos Apícolas”; “Colmeia Inteligente”; “Tomada de decisão baseada em dados e a Rota do Mel: conexões e implicações?”; “Projeto Piloto para Implementação de Práticas de Melhoramento Genético de Abelhas”; “A Importância da Rota do Mel no Turismo Rural na Cidade de Areia-PB” e “Rota do Mel no Rio Grande do Sul”.
Outras Notícias:
Autorizado repasse de R$ 33,6 milhões para municípios do RS, PR, PA, MG e AM
Três cidades pernambucanas obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem
Assinado termo aditivo de R$ 3,6 bilhões para Transnordestina