Notícias
Defesa Civil
Representantes de Argentina e Paraguai conhecem estrutura e ações do Cenad, em Brasília
Autoridades da Argentina e do Paraguai conheceram as instalações e o funcionamento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres. (Foto: Divulgação/MIDR)
Brasília (DF) – O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) apresentou, nesta sexta-feira (10), a autoridades da Argentina e do Paraguai, as instalações e o funcionamento do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), que integra a estrutura da Defesa Civil Nacional. O órgão é responsável por gerenciar ações estratégicas de preparação e resposta a desastres em todo território nacional, com estrutura de monitoramento e alerta 24 horas por dia.
Participaram da visita a presidente da Agência de Cooperação Internacional e Assistência Humanitária Cascos Blancos da Argentina, Sabina Frederic, o ministro da Secretaria de Emergência Nacional do Paraguai, coronel Arsenio Zárate, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil do Brasil, Wolnei Wolff, e o diretor do Cenad, Armin Braun.
A visita ocorreu logo após a 32ª Reunião de Ministros e Altas Autoridades de Gestão Integral de Riscos de Desastres (RMAGIR) do Mercosul, realizada na manhã desta sexta-feira. Nesse encontro, os quatro Estados-Membros do bloco – Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai – assinaram uma declaração conjunta em que se comprometem a reforçar a cooperação para aprimorar a gestão de riscos e desastres na região. Saiba mais aqui.
“Nós tivemos a oportunidade de receber os representantes dos países do Mercosul para explicar o funcionamento do Cenad, mostrar como atuamos e as possibilidades que existem para integrarmos as ações no âmbito do Mercosul”, destacou Armin Braun.
O diretor do Cenad informou que já existem ações conjuntas em andamento. “Na hipótese de possibilidade de ocorrência de chuva forte na região ou de algum evento meteorológico que seja identificado e que atinja mais de um país, nós temos um ambiente de coordenação entre os países”, afirmou. “Com essa integração, nós conseguimos antecipar informações, de forma que toda a população tenha condições de se proteger frente aos desastres”, destacou Braun.
Segundo Braun, durante a visita, foi possível discutir temas em que é possível haver cooperação entre os países em relação a tecnologias, procedimentos e ações. “As autoridades ficaram bem impressionados com o Cenad e com o trabalho que o Brasil faz, havendo possibilidades até de se replicar esse modelo, não só da estrutura do Centro, mas o modelo de articulação que o Brasil tem”, afirmou. “E nós também temos muito a aprender com esses países, com as experiências que eles tiveram, de forma a aprimorar nossos sistemas e nossas ações de proteção e defesa civil, para que a gente possa melhor proteger a população brasileira”, completou.
A Reunião
A RMAGIR é o mecanismo por meio do qual os estados-membros do Mercosul coordenam as ações de prevenção e gestão de riscos de desastres. O encontro também tem o objetivo de gerar ações de cooperação regional, promover intercâmbios técnicos e fortalecer os canais de comunicação acerca de eventos climáticos adversos que possam comprometer a normalidade da região. O Brasil assumiu, no segundo semestre deste ano, a presidência pro tempore do Mercosul, sendo responsável pela coordenação da Reunião.
A principal função da RMAGIR é definir as prioridades na área da gestão integral de riscos de desastres na região, inclusive a proposição de políticas sub-regionais baseadas em realidades nacionais, apoiadas na troca de informações, pesquisa, inovação, experiências e assessoramento técnico e científico. O Mercosul estuda a criação de uma plataforma sobre gestão de riscos de desastres, da qual farão parte os países integrantes do bloco, com o intuito de alinhar ações conjuntas.