Notícias
Projeto São Francisco - Penaforte (CE) recebe as ações da Comunicação Itinerante
Cearenses participam da atividade que leva informações sobre o Projeto a diversos municípios
Os moradores da cidade cearense de Penaforte participam nessa quarta-feira (11) da Comunicação Itinerante, ação que leva informação e conhecimento sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco às regiões impactadas pela obra. A atividade acontece durante todo o dia na Praça Querubina Bringel e, pela manhã levou palestras aos alunos do Centro Educacional Nasília Ferreira Dantas que puderem tirar dúvidas a respeito do empreendimento e aprender mais sobre os seus benefícios.
Roselane Lucena, moradora de Penaforte, conta que não sabia muito a respeito do projeto, a ação foi a oportunidade que precisava para tirar suas dúvidas. "Achei importante conversar com o pessoal aqui na praça porque eu não tinha muitas informações e achava que era água só do São Francisco, acabei descobrindo que tem a integração com outras bacias. Agora eu fiquei por dentro de tudo", comemora.
Marizete Piancó, se alegrou com a vinda dos técnicos e fez questão de pegar o material distribuído com todas as informações sobre o projeto. "Imaginem vocês que isso aqui é uma grande riqueza para o nordeste e para o país. Agora temos oportunidade pra quem tinha que ir para outros estados à procura de emprego e hoje antes até de acabar a obra já temos emprego e outras possibilidades de renda. Tudo melhorou aqui", conta.
Nesse segundo ciclo, a atividade já percorreu os municípios de Jati (CE), Mauriti (CE), Cabrobó (PE), Verdejante (PE), Sertânia (PE) e Betânia (PE). Todos os 17 municípios impactados diretamente pela obra de integração serão beneficiados com a ação, que ocorrerá até o mês de agosto.
O Rio São Francisco
A Integração do Rio São Francisco levará água a mais de 12 milhões de nordestinos nos Estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Ao todo, 390 municípios serão beneficiados pela obra. Para dar celeridade à conclusão do empreendimento, alguns trechos contam com operários trabalhando 24 horas por dia. O projeto conta com 10,9 mil trabalhadores e 3.385 máquinas em operação.