Notícias
FERROVIA TRANSNORDESTINA
Obras da Transnordestina avançam no Ceará
Autoridades sobrevoaram obras e realizaram anúncios sobre carteira de investimentos da ferrovia (Foto: Casa Civil)
Juazeiro do Norte (CE) - Ouvir governadores e gestores municipais no acompanhamento da execução de projetos incluídos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi o objetivo da caravana de autoridades, que encerrou nesta quinta-feira (14) em Juazeiro do Norte (CE). O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional em exercício, Valder Ribeiro, e o secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares, participaram da agenda a convite do ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, e sobrevoaram trechos das obras da ferrovia Transnordestina no Ceará.
O ministro interino visitou o lote MVP 5 da Transnordestina, no município de Piquet Carneiro, para acompanhar o andamento da obra e realizar anúncios sobre a carteira de investimentos da ferrovia. “Estão garantidos os recursos para a ferrovia com a liberação do aditivo de R$ 3,6 bilhões pelo FDNE, autorizado pela Sudene na semana passada, e que provavelmente será assinado nos próximos dias, em Brasília”, afirmou Valder Ribeiro. “Além disso, ainda este ano, serão assinados os contratos para dois trechos da ferrovia: MVP 7 (Quixadá) e MVP 11 (Caucaia)”, completou.
Para que a concessionária avance nas contratações, é preciso garantir o fluxo financeiro a fim de que a ferrovia chegue ao Porto de Pecém dentro da projeção orçamentária de cerca de R$ 7 bilhões. O secretário Nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros ressaltou que, para este ano, o Governo Federal tem R$ 870 milhões disponíveis para empenho na Transnordestina e que a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) aprovou a liberação de R$ 400 milhões para desembolso ainda neste ano.
O restante dos recursos do aditivo, R$ 3,2 bilhões, será liberado nos próximos anos, conforme o andamento das obras. Além disso, a disponibilidade orçamentária está sendo discutida com o Ministério da Fazenda. “Após a assinatura do contrato, precisamos trabalhar para que seja cumprida a decisão da Sudene que prevê a liberação de R$ 400 milhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) este ano, além do leilão do Fundo de Investimentos do Nordeste (Finor). Tudo isso é condicionante para que a concessionária possa assinar esses contratos”, pontuou Eduardo Tavares.
Durante a visita às obras da ferrovia, o ministro da Casa Civil sugeriu a possibilidade de, no futuro, integrar a Transnordestina à Ferrovia Norte-Sul. A proximidade dos projetos poderia resultar em uma malha ferroviária estratégica, ampliando as rotas de exportação e importação e potencializando a logística do país. “Essa obra vai ser transformadora para a economia, para a geração de emprego e para a capacidade de competir no mercado nacional e internacional com os produtos do estado do Ceará. Isso significa emprego, renda, qualidade de vida e atividade econômica”, declarou o ministro.
A Ferrovia Norte-Sul é um importante eixo de transporte ferroviário, projetado para melhorar a logística e o escoamento de mercadorias no Brasil. Ela atravessa as regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, conectando os estados do Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, e ligando os portos de Itaqui (MA) e Santos (SP).
Caravana de autoridades
Os destinos percorridos pela caravana de autoridades entre quarta (13) e quinta-feira (14) foram São Luís (MA), Fortaleza (CE) e Piquet Carneiro (CE). Os governadores Carlos Brandão, do Maranhão, e Elmano de Freitas, do Ceará, receberam os representantes do Governo Federal e discutiram os projetos estruturantes de segurança hídrica, esgotamento sanitário e de acesso à água, como o Programa Água Para Todos.
O ministro interino do MIDR, Valder Ribeiro considerou importante colocar o ministério à disposição dos governadores e prefeitos para fazer um controle da execução das obras, sanar documentações pendentes, além de incluir e atualizar projetos - como das barragens em Pedreiras, com capacidade de 91,9 milhões de m³, e Barra do Corda, com capacidade de 180,4 milhões de m³, ambas localizadas no Maranhão.
Em relação a obras hídricas, o Ceará é o estado com a maior carteira de investimentos do Novo PAC em recursos dessa natureza. “Lá, apresentamos a atualização de um conjunto de obras importantes, como o Cinturão das Águas, o Eixão das Águas e o Ramal do Salgado”, acrescentou Valder Ribeiro. “Também estão no Ceará, o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) e a ferrovia Transnordestina que são as maiores obras no escopo do MIDR”, completou.
Outras Notícias:
Plataforma mapeia investimentos federais no Brasil
Brasil se prepara para período de chuvas intensas