Notícias
ROTA DA AVICULTURA CAIPIRA
Novo polo estimula produção em Sergipe
Segundo polo da Rota da Avicultura Caipira faz parte do programa Rotas de Integração Nacional do MIDR. (Foto: COOPAF - Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar)
Brasília (DF) - Mais desenvolvimento, renda e qualidade de vida para os produtores rurais do Nordeste. É isso que a criação do segundo polo da Rota da Avicultura Caipira, que faz parte do Programa Rotas de Integração Nacional (Rotas) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), vai proporcionar para o estado de Sergipe. Equipes da Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR) estão em Simão Dias, onde o novo polo será instalado, para debater com produtores as principais ações públicas a serem realizadas e firmar parcerias com avicultores, associações, cooperativas e empresas em prol do fortalecimento da cadeia produtiva da avicultura caipira.
Nesta quinta-feira (10), foi realizado o 1º Fórum Estadual do Arranjo Produtivo da Avicultura Caipira com o objetivo de mobilizar o setor produtivo, lançar luz sobre o tema e integrar os agentes e as políticas públicas. A secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, destacou a importância da iniciativa. "Por meio das rotas, buscamos identificar os elos faltantes da cadeira produtiva. Às vezes falta assessoria técnica, outras vezes o índice de informalidade é muito alto e algumas etapas da produção podem estar desarticuladas. As rotas sanam esses problemas e consolidam as cadeias produtivas em todas suas etapas", afirmou.
Com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Universidade Federal de Sergipe (UFS) e Cooperativa dos Criadores de Galinha Caipira do Estado de Sergipe (Cooavise), foram realizadas reuniões com o coordenador do Rotas, Tiago Araújo. Ele destacou a necessidade de todos os agentes relacionados à área estarem envolvidos para que a rota seja consolidada.
Segundo a secretária Adriana, a ideia é estruturar a cadeia produtiva da avicultura caipira, desde a produção dos insumos, produção primária, agroindustrialização e comercialização, fomentando o cooperativismo e o associativismo. "A Rota da Avicultura Caipira é uma rota nova e inédita dentro do programa das Rotas, que busca dar visibilidade a um setor que passa despercebido, mas tem um potencial gigantesco. No semiárido nordestino, a produção de galinha caipira acontece praticamente em cada quintal, então estruturar o setor vai garantir mais rentabilidade para as famílias e agregar mais valor aos produtos", destacou. A secretária ainda lembrou que o consumo de produtos caipiras, como ovos e frango, está em alta e conquista o público por ser uma alternativa mais natural e saudável de alimentos que estão sempre na mesa dos brasileiros.
Nesta sexta-feira (11), acontece a 2ª Oficina Regional dos Polos da Avicultura Caipira do Nordeste, que oficializa a criação do novo polo. Durante a oficina, a equipe do MIDR faz o diagnóstico e organização da Rota da Avicultura Caipira, aponta possíveis resultados, define a carteira de projetos para a rota e, também, os Comitês Gestores.
O estado de Sergipe, com suas particularidades regionais, tem demonstrado potencial para a agricultura e pecuária e, por isso, não poderia ficar de fora do processo de expansão da avicultura caipira. Segundo a secretária, é papel do MIDR priorizar o apoio a regiões onde os indicadores socioeconômicos são mais baixos, a fim de melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio do desenvolvimento regional. "O outro polo da Rota da Avicultura Caipira fica na Paraíba e há expectativa de criação de novos polos no Nordeste. A produção caipira está presente no País inteiro, mas nós precisamos direcionar primeiro nossa atenção aos que têm mais necessidade de amadurecer a cadeia produtiva", ressaltou.
Rotas de Integração
O Rotas, uma das várias iniciativas do MIDR para promover o progresso regional, visa promover a inclusão produtiva e o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras priorizadas pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). O programa consiste em redes de arranjos produtivos locais associadas a cadeias produtivas estratégicas e, no caso da avicultura caipira, irá gerar oportunidades para a agricultura familiar e para os pequenos produtores rurais.
Para tornar o novo polo da Rota da Avicultura Caipira oficial, o MIDR trabalhou em conjunto com as seguintes entidades: Universidade Federal de Sergipe (UFS), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Tabuleiros Costeiros, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Cooperativa dos Criadores de Galinhas Caipiras do Estado de Sergipe (Cooavise), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Sergipe (Fetase), União Nacional dos Trabalhadores de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), Secretaria de Estado de Agricultura Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri).
Ao todo, o programa Rotas de Integração contempla 13 setores produtivos em 78 polos espalhados pelo País, em todas as regiões. Conforme destacou a secretária Adriana, 18 estados são atendidos pelo programa e mais de 70 mil famílias são beneficiadas.
Outras notícias:
R$ 2,8 mil para cada pescador afetado pela seca na Região Norte
MIDR autoriza o repasse de R$ 1,6 milhão para o Rio Grande do Sul
Força-tarefa para socorrer comunidades isoladas pela seca no Pará