Notícias
No aniversário de Palmas (TO), MDR entrega 240 moradias a famílias de baixa renda da cidade
Cerca de 1 mil pessoas foram beneficiadas com a entrega do Residencial Santo Amaro, em Palmas (Foto: Dênio Simões/MDR)
Brasília (DF) – Cerca de mil pessoas de baixa renda em Palmas, em Tocantins, realizaram o sonho da casa própria nesta quinta-feira (20). No dia em que a cidade completa 32 anos, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) entregou 240 apartamentos no Residencial Santo Amaro.
O empreendimento faz parte do Programa Casa Verde e Amarela e recebeu mais de R$ 19 milhões em investimentos do Governo Federal. Os apartamentos, de 47,53 metros quadrados, têm dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O condomínio oferece, ainda, estrutura completa com redes de água, esgoto, drenagem, energia elétrica, iluminação pública, pavimentação e urbanização. Além disso, há espaço comunitário e playground.
A auxiliar de serviços gerais Elizângela Silva ( foto à esquerda ), 39 anos, foi uma das beneficiadas com o imóvel. Emocionada, a mãe de cinco filhos conta que morava em uma ocupação que corria o risco de ser demolida. "Praticamente estou mudando da água para o vinho. Porque onde eu morava não é lugar, não é moradia digna para ninguém. Você morar num lugar aonde a água vem por baixo, por cima e você sem saber o que fazer com cinco meninos, sem marido, sem nada, é complicado. Então, receber esta chave é uma grande alegria", comemorou.
Durante a entrega, o secretário nacional de Habitação do MDR, Alfredo dos Santos, reforçou o compromisso do Governo Federal em dar dignidade à população brasileira. "Este empreendimento tem um destaque, porque ele realmente tem a concepção de moradia digna. Além dos prédios residenciais, ele é atendido por equipamentos públicos completos", destacou Santos.
O residencial Santo Amaro está localizado em área próxima ao centro de Palmas e tem oito creches e escolas ao lado. O empreendimento também está perto de seis Unidades Básicas de Saúde e de um posto de segurança.
Responsabilidade
Moradora de Palmas desde 2009, Claudiane Ribeiro, 23 anos, está grávida da primeira filha e, no momento, desempregada. O marido trabalha como diarista. Ela se diz empolgada com a casa nova. "Para nós é um sonho realizado, representa muito na vida ter um local para morar", afirmou.
A aposentada Maria Izabel da Silva ( foto à direita ), 71 anos, mudou-se para Palmas em 2013 para tratar um câncer. Ela também foi uma das beneficiadas com um apartamento. "Vim para fazer um tratamento de saúde e acabei ficando para morar. Moro no Taquari, uma invasão, junto com uma sobrinha. E hoje realizo o sonho da casa própria", contou.
Saiba mais
O programa Casa Verde e Amarela reúne iniciativas habitacionais do Governo Federal para ampliar o estoque de moradias e atender às necessidades habitacionais da população. O programa tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento institucional de forma eficiente no setor de habitação e estimular a modernização do segmento da construção e a inovação tecnológica.