Notícias
Nesta terça-feira, Waldez Góes debate fortalecimento das superintendências regionais da Amazônia, Nordeste e Centro-Oeste
Ministro Waldez Góes se reúne com superintendentes da Sudam, Sudeco e Sudene (Fotos: Márcio Pinheiro e Dênio Simões/MIDR)
Brasília (DF) – Fortalecimento das superintendências regionais, políticas federais para combate à fome e segurança alimentar e ações para o setor agrícola. Esses foram os principais temas debatidos nesta terça-feira (27) pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
Na primeira agenda do dia, Waldez Góes se reuniu com os superintendentes das Superintendências do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Roberto Galvão da Rocha, do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral, e do Centro-Oeste (Sudeco), Rose Modesto de Oliveira.
Durante o encontro, foram discutidas iniciativas para fortalecimento e possíveis melhorias os três órgãos, que são vinculados ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR). Outros temas debatidos foram a precarização e a desestruturação do quadro de trabalho nas superintendências, ocorridas durante o governo passado, e a criação de linhas de microcrédito para o desenvolvimento regional, com foco nos pequenos produtores. Saiba mais neste link .
Segurança alimentar
À tarde, o ministro Waldez Góes participou da 2ª Reunião do Pleno Executivo da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional ( foto à esquerda ). Durante o evento, foi apresentado o Plano Brasil sem Fome, que tem o objetivo de diminuir a pobreza e a extrema pobreza para, no máximo, até 2,5% da população, além de reduzir a insegurança alimentar e nutricional de toda a população brasileira.
No evento, Waldez Góes destacou a importância de que os diversos ministérios do Governo Federal trabalhem em conjunto para ajudar o Brasil a sair mais rapidamente do mapa da fome. "O governo Lula, com dezenas de ministérios trabalhando em conjunto, está unido para cumprir seu compromisso de combater a fome e incluir os pobres no processo de desenvolvimento, garantindo justiça social e diminuindo a desigualdade", destacou Waldez.
Atualmente, mais de 33 milhões de brasileiros estão em situação de insegurança alimentar no Brasil, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).
Na última agenda do dia, o ministro Waldez Góes recebeu o presidente do Conselho Federal dos Técnicos Agrícolas (CFTA), Mário Limberger, que veio conhecer as políticas do MIDR relacionadas ao setor. Ele estava do ex-senador e ex-governador de Rondônia, Valdir Raupp ( foto à direita ).
“As áreas de irrigação, de revitalização de bacias e nascentes e as obras hídricas estão no nosso escopo. Dessa forma, podemos contribuir bastante e, com parcerias, aumentar o desenvolvimento de todas as regiões, principalmente, das mais carentes”, destacou o ministro Waldez Góes.