Notícias
Defesa Civil
Ministro Waldez Góes volta ao Rio Grande do Sul pela terceira vez
Integrantes do governo voltam para o Rio Grande do Sul nesta quarta (8). Eles darão continuidade aos trabalhos no escritório federal montado em Porto Alegre: (Foto: Henrique Raynal/Secom-PR)
Brasília (DF) – Pela terceira vez, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, vai ao Rio Grande do Sul, para acompanhar as ações de resposta às fortes chuvas. Na manhã desta quarta-feira (8), o ministro desembarga no estado, acompanhado do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da primeira-dama, Janja Lula da Silva.
A ida da comitiva foi definida durante reunião da Sala de Situação na tarde desta terça-feira (7). Por determinação do presidente Lula, os ministros vão continuar os trabalhos no escritório federal montado em Porto Alegre.
Até o momento, foram registradas 95 mortes e o número de municípios afetados subiu para 401. Há 159.036 pessoas desalojadas, 48.799 desabrigadas e 131 desaparecidas.
Hospital de campanha
O Governo Federal vai instalar três novos hospitais para ajudar as vítimas. Atualmente, há três em funcionamento, sendo um do SUS e dois do Exército, e, nesta quarta, mais uma unidade do Exército chegará ao estado. Na quinta-feira (9), o Rio Grande do Sul também vai receber um hospital da Marinha e outro da FAB.
Previsão
De acordo com o prognóstico da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o nível do rio Guaíba deve descer a partir do dia 12 e de forma lenta. Os municípios próximos à Lagoa dos Patos estão com alertas de alagamentos devido ao pico de elevação do nível da água da Lagoa. As cidades de São Leopoldo e Pelotas estão na zona de emergência.
Como solicitar recursos
Cidades com o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública podem solicitar ao MIDR recursos para ações de defesa civil. A solicitação pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio Sistema Integrado de Informações sobre Desastres
Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado.
Capacitações da Defesa Civil Nacional
A Defesa Civil Nacional oferece uma série de cursos a distância para habilitar e qualificar agentes municipais e estaduais para o uso do S2iD. As capacitações têm como foco os agentes de proteção e defesa civil nas três esferas de governo. Confira aqui a lista completa dos cursos.