Notícias
Ministro Waldez Góes participa das celebrações em homenagem ao Dia da Amazônia
Comemorado em 5 de setembro, o Dia da Amazônia surgiu como uma forma de chamar a atenção para o bioma e alertar a população sobre a importância de conservar a floresta e de fomentar o desenvolvimento regional sem causar danos a essa importante fonte de biodiversidade (Fotos: Dênio Simões e Márcio Pinheiro/MIDR)
Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participou, nesta terça-feira, no Palácio do Planalto, de cerimônia em homenagem ao Dia da Amazônia. A data, comemorada em 5 de setembro, surgiu como uma forma de chamar a atenção para o bioma e alertar a população sobre a importância de conservar a floresta e de fomentar o desenvolvimento regional sem causar danos a essa importante fonte de biodiversidade.
“Após seis anos de negação, nós podemos dizer que a realidade da Amazônia hoje é outra. Nós temos um presidente da República, Lula, que enfrenta as desigualdades sociais e regionais, que defende o clima e também um modelo de desenvolvimento que assegure aos 30 milhões de brasileiros que vivem na Amazônia uma qualidade de vida melhor. Então, estamos aqui para comemorar. A Amazônia viva é um país forte”, afirmou Waldez Góes, que é natural do Amapá e foi governador do estado por quatro mandatos.
O superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Rocha, também comentou a importância da data comemorativa. “O primordial neste Dia da Amazônia é deixar claro que todos nós devemos ter consciência dos desafios e do papel que o nosso governo tem hoje perante o mundo, principalmente com a Amazônia sempre no centro do debate mundial. Nós somos capazes de combinar desenvolvimento econômico com desenvolvimento social e humano”, completou Paulo Rocha.
Defesa Civil
Também nesta terça-feira, o ministro Waldez Góes recebeu o deputado federal Keniston Braga (MDB/PA) para falar sobre a reconstrução de moradias destruídas por fortes chuvas no município de Abaetetuba, no Pará ( foto à esquerda ). Góes informou que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) vai atender a demanda e pediu que a prefeitura destaque uma área para receber as novas casas.
O deputado Keniston Braga agradeceu a atenção do ministro Waldez Góes. “Podemos perceber que, desde o início deste governo, as ações de resposta têm sido mais rápidas, assim como o atendimento por parte da Defesa Civil Nacional com as prefeituras das cidades afetadas por algum tipo de desastre”, comentou o parlamentar.
Outra agenda foi com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a deputada estadual Edna Silva (Patriota/MA) e o prefeito de Buriticupu (MA), João Carlos Teixeira da Silva ( foto à direita ). O município maranhense é atingido com frequência por voçoroca, que são buracos de erosão causados fortes chuvas, geralmente de janeiro a junho.
“Nossas equipes da Defesa Civil já estiveram na cidade, acompanhando a situação de perto. Estamos, agora, liberando recursos para a reconstrução das casas que foram destruídas, beneficiando cerca de 80 famílias. Vamos assegurar recursos para que a Prefeitura de Buriticupu faça os estudos complementares para intervenções mais urgentes e tenha a definição dos recursos para a estruturação dos projetos para resposta a esse desastre”, destacou Waldez Góes.
Waldez Góes se reuniu, ainda, com parlamentares gaúchos para tratar do apoio federal aos municípios afetados por um ciclone. O ministro garantiu que o Governo Federal disponibilizará todos os recursos necessários para que a população seja atendida com rapidez. Saiba mais aqui .
“Uma pergunta que já recebi é quanto terá à disposição para os municípios que foram atingidos. Não existe um limite. Vamos disponibilizar o que for preciso para atendimento humanitário, restabelecimentos dos serviços essenciais e, mais para frente, para reconstrução de infraestrutura destruída pelo desastre, o que também pode incluir moradias”, afirmou Waldez Góes. “No momento, nossa preocupação principal é garantir segurança, abrigo, água potável e alimentação para a população afetada”, observou.
No fim da tarde, o ministro recebeu o deputado federal Arthur Maia (União/BA), o prefeito de Brumado (BA), Eduardo Vasconcelos, e o vereador João Vasconcelos para tratar dos prejuízos causados por uma forte chuva que atingiu a cidade na última sexta-feira (1º) ( foto à esquerda ). Segundo os gestores públicos, a chuva, nesse período do ano, é atípica. O saldo do desastre foi ruas alagadas, carros arrastados e desabamentos. O governo municipal já decretou situação de emergência e solicitou o reconhecimento federal para ter acesso a recursos da Defesa Civil Nacional para assistência, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução.
“Amanhã mesmo o reconhecimento federal da situação de emergência deverá estar publicado no Diário Oficial da União. Além disso, marcamos uma reunião de trabalho na qual iremos orientar o desenvolvimento dos planos, também necessários para a autorização de transferência de recursos. Contem com o apoio integral do Ministério, em nome do governo federal, do presidente Lula, com a recomendação permanente dele de que a gente atue imediatamente para cada vez mais assistir melhor ao Brasil”, disse o ministro.
Desenvolvimento regional
O ministro Waldez Góes se reuniu, ainda, com o deputado federal José Albuquerque (Republicanos/RR). O parlamentar veio conhecer programas e ações do MIDR que possam beneficiar apicultores do estado de Roraima, como as Rotas de Integração Nacional e linhas de financiamento com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).