Notícias
Ministro Waldez Góes debate, nesta quarta-feira, apoio federal a municípios de oito estados do País
Durante reunião com a bancada federal do Paraná, o ministro Waldez Góes enfatizou o comprometimento do Governo Federal em fornecer assistência direta aos municípios do estado afetados por fortes chuvas e inundações (Fotos: Cadu Gomes/VPR, Dênio Simões/MIDR e Márcio Pinheiro/MIDR)
Brasília (DF) – O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, participou, nesta quarta-feira (25), de reunião com deputados e senadores do Paraná. Na reunião, que também contou com a presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, foram debatidas ações do Governo Federal em apoio aos municípios do estado atingidos, nas últimas semanas, por fortes chuvas. Também estiveram presentes representantes de outros 10 ministérios e da Caixa Econômica Federal.
Durante a reunião, o ministro Waldez Góes enfatizou o comprometimento do Governo Federal em fornecer assistência direta aos municípios afetados. “O presidente Lula determinou prioridade absoluta no atendimento a todas as cidades do País atingidas por desastres. Hoje, nos reunimos mais uma vez com a bancada federal do Paraná, que apresentou uma lista de ações para auxiliar os cidadãos impactados pelas fortes chuvas e inundações”, afirmou. “Desde a última semana, estamos mobilizando uma força-tarefa do Governo Federal para prestar assistência, nas mais diversas áreas, à população impactada com o máximo de celeridade”, completou.
Nesta quinta-feira (26), será realizada nova reunião com presença de prefeitos e das defesas civis dos 26 municípios paranaenses em situação de emergência. "Já orientamos os prefeitos a elaborarem seus planos de ajuda humanitária e amanhã iremos fornecer informações adicionais sobre como elaborar esses planos, para que as cidades possam ter acesso aos recursos o quanto antes", informou Waldez.
Amapá
Se, por um lado, a Região Sul vem enfrentando fortes chuvas, na Região Norte, o problema é a estiagem e o aumento dos focos de incêndio florestal. Também nesta quarta-feira, Waldez Góes recebeu o governador do Amapá, Clécio Luís, para debater o apoio federal ao estado. Durante o encontro, o ministro informou que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) irá reconhecer, de forma sumária, a situação de emergência em todos os municípios do estado.
"Nós já fizemos o reconhecimento da situação de emergência em Tartarugalzinho e, agora, faremos isso a nível estadual, o que permitirá a atuação rápida e transversal de muitos ministérios, intensificando o apoio ao estado do Amapá”, destacou. “Todos já estão acionados e estamos nos antecipando porque a previsão dos especialistas é de que o norte e o leste da Amazônia serão bastante afetados pelos eventos climáticos", observou Waldez Góes.
Waldez Góes se reuniu também com o prefeito de Laranjal do Jari (AP), Márcio Serrão, e a presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, Aline Serrão, para firmar o compromisso da Defesa Civil Nacional nas ações de resposta e na recuperação de 232 moradias que foram incendiadas em 2006, deixando mais de 500 desabrigados. “Com esse recurso, mais de 100 famílias que perderam tudo finalmente serão beneficiadas com a recuperação de suas casas”, agradeceu o prefeito.
O ministro garantiu ainda que, entre as ações do Novo PAC, estarão as obras de construção da ponte sobre o Rio Jari, que será a primeira ligação terrestre do Amapá com outro estado brasileiro, e pavimentação na BR-156, a rodovia mais antiga do país. “Os recursos para essas duas obras estão 100% garantidos pelo Governo Federal”, afirmou o ministro.
Outra agenda foi com as diretoras do Sistema Integrado de Atendimento ao Cidadão (SIAC) do Amapá, Renata Santana e Ariele Socorro Martins. Em pauta, a dificuldade em atender as populações ribeirinhas, indígenas e quilombolas do estado. O órgão estadual demanda veículos para chegar às regiões mais remotas da Floresta Amazônica. O objetivo é contar com recursos do MIDR e de emendas parlamentares para essa iniciativa.
Rio Grande do Norte
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, também esteve no MIDR para discutir demandas do estado. O tema da reunião, que contou ainda com a participação do deputado federal Fernando Mineiro (PT/RN), foi a segurança hídrica no estado, com destaque para a Barragem de Oiticica, o Projeto Seridó e a Barragem Passagem das Traíras, três importantes iniciativas do Governo Federal para garantir água em quantidade e qualidade para a população que sofre com a falta de abastecimento no semiárido.
No encontro, também foi assinado um convênio de R$ 25 milhões entre o MIDR e o governo do Rio Grande do Norte para a realização de estudos e projetos para construção de novas infraestruturas hídricas no futuro.
“Quero agradecer mais uma vez ao ministro Waldez por ser sempre tão atencioso com a questão da segurança hídrica no Rio Grande do Norte. Tratamos aqui de obras de grande importância para garantir a segurança hídrica do nosso estado”, ressaltou a governadora.
Bahia
No início da tarde, Waldez Góes se reuniu com o deputado Dal Barreto (União/BA) para discutir o início das obras de estradas vicinais no município de Nova Itarana, Bahia. Durante a reunião, foi confirmado que o projeto já obteve aprovação e que, ainda nesta semana, serão alocados cerca de R$ 5,8 milhões para garantir a realização das obras.
Ceará
Segurança hídrica foi o tema da reunião com o deputado federal Domingos Neto (PDT/CE). No encontro, foi solicitada a inclusão do munícipio cearense de Arneiroz na Operação Carro Pipa e pleiteada a inclusão de três obras de segurança hídrica no Novo PAC: Açude Lontras, Malha d'Água dos Inhamuns e Sistema Adutor Curral Velho.
Paraíba
O ministro Waldez Góes recebeu, ainda, a visita do deputado federal Murilo Galdino (Republicanos/PB). O parlamentar veio solicitar o apoio do Governo Federal aos municípios do estado que enfrentam a estiagem. Outro tema tratado foram as obras da Adutora do Pajeú. Esse empreendimento está sendo executado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), vinculado ao MIDR. A segunda foi incluída no Novo PAC.
Rio de Janeiro
Waldez Góes se reuniu também o deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) e o prefeito de Duas Barras (RJ), Fabrício Luiz, que vieram pedir recursos para obras paralisadas na cidade fluminense e conhecer ações do MIDR na área de proteção e defesa civil e a segurança hídrica.
Pará
Por fim, o ministro recebeu o prefeito de Limoeiro do Ajuru (PA), Alcides Barar, para tratar de ações de desenvolvimento regional na cidade paraense, entre elas a construção de uma passarela terrestre, a ampliação da feira livre municipal e a doação de uma retroescavadeira.