Notícias
EQUIDADE
Ministro Waldez Góes assina Carta de Apoio do MIDR ao Compromisso de Equidade de Gênero
Assinada a Carta de Apoio do MIDR ao Compromisso de Equidade de Gênero (Foto: Márcio Pinheiro)
Brasília (DF) – Para promover maior participação feminina na governança, na estrutura econômica global e em negócios internacionais, a Carta de Apoio ao Compromisso de Equidade de Gênero da ApexBrasil foi assinada, nesta terça-feira (10), pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) é a 74ª instituição, dentre órgãos públicos, associações representativas do setor privado e organizações não governamentais que apoiam o compromisso da entidade.
A iniciativa busca alcançar um mundo mais justo, solidário e diverso, notadamente no que tange à participação igualitária e equitativa de mulheres e homens nos mais diversos setores da economia e postos de trabalho. O MIDR está comprometido em suas políticas públicas para reduzir as desigualdades regionais e promover o desenvolvimento sustentável de todas as regiões do Brasil, especialmente as mais desfavorecidas. Faz parte de suas iniciativas apoiar a divulgação e a realização de atividades que aumentem o acesso das mulheres ao mercado de trabalho, especialmente em posições de liderança e empreendedorismo.
“O Presidente Lula definiu como uma de suas prioridades a redução da desigualdade e o combate à fome. Nós, no MIDR, trabalhamos todos os dias com este objetivo nas políticas para o desenvolvimento regional, quando trabalhamos para garantir água para todos, e quando enfrentamos situações de desastres. Nós combinamos com a Apex de reforçar uma atuação conjunta com eles e com o Sebrae para levar microcrédito para as famílias mais necessitadas, em especial as chefiadas por mulheres”, declarou o ministro durante a assinatura da carta. “Também vamos trabalhar juntos para dar mais visibilidade e preparar a internacionalização de pequenos negócios geridos por mulheres nas rotas de integração nacional, como a rota do mel, do açaí, da castanha, da moda”, concluiu.
Parceria entre MIDR e ApexBrasil
Em dezembro de 2023, um protocolo de intenções foi assinado entre o MIDR e a ApexBrasil para promover a troca de conhecimentos e cooperação mútua com foco em critérios ambientais, sociais e de governança. O protocolo também busca atrair investimentos e fomentar o comércio internacional para impulsionar o desenvolvimento produtivo das diversas regiões do Brasil, considerando as particularidades e vantagens competitivas.
Entre as ações estabelecidas, destaque para a promoção comercial dos produtos brasileiros no exterior. Para isso, a Secretaria Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial (SDR) levará o polo da Rota da Moda, no Ceará, para uma feira organizada pela ApexBrasil, na Colômbia. Essa iniciativa busca promover a equidade de gênero e fortalecer cadeias produtivas regionais, alinhando ao desenvolvimento sustentável nacional e internacional.
A ida do polo também vai ampliar a participação das mulheres em atividades econômicas regionais, especialmente na exportação, fortalecer iniciativas das Rotas de Integração Nacional (Rotas), integrando artesãs em eventos internacionais e consolidar ações voltadas à igualdade de gênero, alinhadas ao Plano de Trabalho do Comitê de Gênero e Raça e à meta de obtenção do selo de igualdade de gênero do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O Ministro do MIDR e o Presidente da Apex, Jorge Viana, também acordaram o trabalho conjunto das duas instituições em iniciativas do Desenvolve Amazônia. As equipes técnicas vão se reunir para desdobrar um plano de ações consistente, que considere o compromisso de equidade de gênero.
Outras Notícias:
MIDR apresenta balanço de 2024 e projeta metas para 2025
FIDRS: novo fundo é lançado e tem R$ 1 bilhão pronto para financiar PPPs com projetos sustentáveis
MIDR autoriza o repasse de mais de R$ 6 milhões para cidades do Rio Grande do Sul e Minas Gerais