Notícias
Segurança hídrica
MIDR promove medidas de segurança no Projeto de Integração do Rio São Francisco
MIDR realizou ações informativas sobre os riscos de atividades recreativas nas estruturas do Projeto São Francisco em comunidades da Bahia, Pernambuco e Paraíba (Foto: Divulgação/MIDR)
Brasília (DF) – O Governo Federal vem empreendendo ações contínuas para garantir a segurança da comunidade que vive nos arredores do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). Em parceria com três estados beneficiados (Ceará, Paraíba e Pernambuco), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) executa o Programa de Comunicação Social, que integra o conjunto de iniciativas do Projeto Básico Ambiental (PBA) da transposição.
O Programa de Comunicação Social busca estabelecer um diálogo construtivo com diversos setores sociais, especialmente com a população que mora na área abrangida pela transposição, para que eles tenham, de forma antecipada, informações relacionadas ao projeto, por meio de reuniões comunitárias e distribuição de materiais informativos adaptados à linguagem e às necessidades de diferentes públicos.
“Entre as informações que repassamos ao público estão as condutas proibidas na área da transposição. É importante ressaltar que atividades recreativas e aquáticas nos reservatórios, canais e estruturas do projeto e de suas obras acessórias não são permitidas", explica o coordenador-geral de Obras e Fiscalização do Pisf, Tiago Portela. "Além das questões legais, há riscos reais à vida. Embora as águas possam parecer calmas, elas estão sujeitas a movimentações constantes devido ao bombeamento, representando riscos potenciais de acidentes, afogamentos e possíveis fatalidades para os banhistas", explica.
Como medida preventiva, foram instaladas placas informativas e realizados treinamentos com a comunidade local para alertar sobre a proibição dessas atividades recreativas, visando principalmente a segurança da população.
Ações de conscientização
No Eixo Norte do Projeto São Francisco, entre os meses de janeiro e novembro de 2023, foram realizadas ações informativas em 12 instituições de ensino e em 56 comunidades rurais dos municípios de Abaré e Curaçá, na Bahia; Orocó, Cabrobó, Parnamirim, Salgueiro e Verdejante, em Pernambuco; e São José de Piranhas e Cajazeiras, na Paraíba, abrangendo um público de 1.522 pessoas.
Já no Eixo Leste, a equipe do PISF realizou, no mesmo período, atividades informativas em 17 instituições de ensino e em 45 comunidades rurais, nos municípios de Petrolândia, Betânia, Custódia, Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e em Monteiro, na Paraíba, abrangendo um público de 1.667.
Além de esclarecimentos sobre o Pisf, o Programa de Comunicação Social divulga e estimula a utilização do site e as Redes Sociais do MIDR, bem como o canal de Ouvidoria como fontes seguras para obtenção de informações oficiais sobre o Projeto de Integração do Rio São Francisco.