Notícias
POLO DE AGRICULTURA IRRIGADA
MIDR impulsiona produção de milho e soja em Mato Grosso do Sul
Diretora Larissa Rêgo ressalta que é preciso identificar as principais demandas do MS para promover o desenvolvimento regional e a geração de emprego e renda. (Foto: Divulgação)
Brasília (DF) – Para debater a criação do Polo de Agricultura Irrigada em Mato Grosso do Sul, representantes do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e do governo do estado se reuniram, nesta semana, em Dourados (MS).
Com a criação, o polo se tornará o 14º do País e será composto por 26 municípios dos 79 existentes em Mato Grosso do Sul, representando cerca de 53% da produção estadual. As cidades contempladas são: Anaurilândia, Angélica, Bataiporã, Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Itaporã, Ivinhema, Jateí, Laguna Carapã, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Sidrolândia, Antônio João, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Juti, Taquarussu, Vicentina e Ribas do Rio Pardo.
A área irrigada consolidada na região é de 44 mil hectares, com potencial adicional de 1,1 milhão de hectares, majoritariamente voltados para a produção de milho e soja.
A diretora do Departamento de Irrigação da Secretaria Nacional de Segurança Hídrica (SNSH), Larissa Rêgo, ressaltou que a criação do polo foi discutida previamente em reunião virtual com secretários estaduais e integrantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). "Fizemos a reunião para integrar órgãos federais, estaduais e municipais e discutir o reconhecimento do polo. Primeiramente, precisamos identificar as principais demandas da região para promover o desenvolvimento regional e a geração de emprego e renda, além de elaborar uma carteira de projetos", explicou Larissa.
Polos de Agricultura Irrigada
Os Polos de Agricultura Irrigada têm como objetivo apoiar o setor, considerando as demandas dos irrigantes locais. A seleção desses polos é baseada em critérios, como a presença de associações de irrigantes, relevância da produção agrícola irrigada na região e potencial de expansão ou aumento da produtividade com a adoção de técnicas de irrigação mais eficientes.
Atualmente, existem 13 Polos de Agricultura Irrigada reconhecidos e apoiados pelo Governo Federal. Eles são contemplados com ações específicas, como o repasse de recursos para o desenvolvimento da produção, planejamento estratégico de ações e articulação com outras entidades governamentais.
Confira os 13 polos abaixo:
Polo de Irrigação Sustentável do Vale do Araguaia, localizado no estado de Goiás – reconhecido pela Portaria MDR SDRU n°4, de 24 de maio de 2019.
Polo de Agricultura Irrigada da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria, localizado no estado do Rio Grande do Sul – reconhecido pela Portaria MDR SDRU n° 5, de 28 de maio de 2019.
Polo de Irrigação do Planalto Central de Goiás, localizado no estado de Goiás – reconhecido pela Portaria MDR SDRU n°2.025, de 23 de agosto de 2019.
Polo de Irrigação Oeste da Bahia, localizado no estado da Bahia – reconhecido pela Portaria MDR SDRU n°2.475, de 18 de outubro de 2019.
Polo de Irrigação Sustentável do Sul do Mato Grosso – reconhecido pela Portaria MDR/SMDRU nº 1.232, de 29 de abril de 2020.
Polo de Irrigação Noroeste Gaúcho – reconhecido pela Portaria MDR/SMDRU nº 3.149, de 15 de dezembro de 2020.
Polo de Irrigação Sustentável do Noroeste de Minas – reconhecido pela Portaria MDR/SMDRU nº 2.371, de 21 de setembro de 2021.
Polo de Irrigação do Sudoeste Paulista – reconhecido Portaria MDR/SMDRU nº 2.454, de 29 de julho de 2022.
Polo de Agricultura Irrigada Araguaia-Xingu – reconhecido pela Portaria MDR/SMDRU nº 3.014, de 11 de outubro de 2022.
Polo de Irrigação Sustentável do Médio Norte de Mato Grosso – reconhecido pela Portaria MIDR/SNSH nº 1.915, de 19 de junho de 2023.
Polo de Irrigação Sustentável do Oeste Potiguar– reconhecido pela Portaria MIDR nº 3.695, de 29 de dezembro de 2023.
Polo de Irrigação Sustentável do Norte Capixaba – reconhecido pela Portaria MIDR nº 3.711, de 29 de dezembro de 2023.
Polo de Agricultura Irrigada do Sudoeste do Tocantins – reconhecido Portaria MIDR/SNSH nº 2.880, de 20 de agosto de 2024.
Política Nacional de Irrigação
O MIDR é responsável pela Política Nacional de Irrigação (PNI), que busca impulsionar a agricultura irrigada por meio de colaboração entre organizações de irrigantes e diferentes esferas do governo.
O ministério também desempenha o papel de coordenar o planejamento territorial e setorial das áreas irrigadas, ajustando as necessidades dos produtores às parcerias e políticas públicas disponíveis.
Outras notícias:
Evento incentiva redução das desigualdades regionais e desenvolvimento econômico e social
MIDR autoriza repasse de R$ 7,6 milhões para cidades do Amazonas e Rio Grande do Sul