Notícias
DEFESA CIVIL
MIDR e Agência da ONU para as Migrações realizam seminário Mobilidade Humana em Contexto de Desastres
Brasília (DF) – O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), por meio da Defesa Civil Nacional, realizou, nesta quarta-feira (28), o Seminário Mobilidade Humana em Contexto de Desastres. O evento, realizado em parceria com a Agência da ONU para as Migrações (OIM), buscou alinhar os conceitos em relação à mobilidade humana no contexto de desastre e explorar a aplicação prática desses conceitos na realidade brasileira.
Para o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Armin Braun, a transversalidade e o planejamento conjunto para auxiliar a população após um desastre são fundamentais. “Nosso objetivo passa a ser o desenvolvimento de um planejamento conjunto, visando evitar deslocamentos em casos de desastre e, quando ocorrerem, garantir que essas movimentações, seja por razões emergenciais ou de risco, não resultem na criação de novas áreas de vulnerabilidade. Pretendemos realizar essa coordenação de maneira eficiente e integrada”, destacou Braun.
A coordenadora de Projetos da Unidade de Migração, Meio Ambiente, Mudança do Clima e Redução de Riscos de Desastres da OIM, Débora Castiglione, ressaltou a importância da Defesa Civil Nacional diante das mudanças climáticas. "A Defesa Civil desempenha um papel crucial na assistência humanitária e na criação de soluções, abrangendo tanto a prevenção quanto a mitigação. Estamos focados em antecipar e reduzir os impactos adversos na mobilidade humana, visando prevenir riscos e vulnerabilidades que poderiam resultar em deslocamentos relacionados a desastres. Estamos comprometidos não apenas em responder às emergências, mas também em construir um alicerce sólido para a prevenção de futuros desastres", reforçou.
Em seu discurso de abertura, o chefe da missão da OIM, Stéphane Rostiaux, explicou o papel da Organização na garantia do bem-estar de todas as pessoas. “Em um cenário onde as mudanças climáticas vêm aumentando de frequência e intensidade, potencialmente desencadeando desastres, a função da OIM é respaldar as autoridades e a sociedade na elaboração de políticas e práticas fundamentadas em evidências, onde o objetivo principal é assegurar o bem-estar de todas as pessoas com a determinação inequívoca de não deixar ninguém para trás”, destacou.
A programação do seminário contou com palestras com o intuito de discutir os conceitos relacionados à mobilidade humana em contexto de desastres a partir de casos emblemáticos que ocorreram no Brasil nos últimos anos. As apresentações também contaram com temas relacionados ao Panorama da estrutura pública para desastres e impactos sobre a mobilidade humana, Meio Ambiente e Mobilidade Humana, Deslocamentos transfronteiriços em contexto de desastres, Desigualdades de gênero na mobilidade humana em contexto de desastres e mesa redonda sobre Mobilidade Humana em contexto de desastres no Brasil.