Notícias
MDR entrega 288 apartamentos no município de Coronel Fabriciano (MG)
Para a construção do Residencial Retiro Contente, o Governo Federal investiu R$ 21,6 milhões (Foto: Divulgação)
Brasília (DF) - Nesta sexta-feira (14), 288 famílias do município de Coronel Fabriciano, em Minas Gerais, receberam as chaves da casa própria. Elas foram contempladas pelo programa Casa Verde e Amarela, do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
Para a construção do Residencial Retiro Contente, o Governo Federal investiu R$ 21,6 milhões. O empreendimento conta com apartamentos de dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, além de estrutura completa com água, esgoto, energia elétrica, iluminação pública, pavimentação e área de lazer (quadra poliesportiva, centro social e playground).
"A atual gestão está concluindo as obras já iniciadas e retomando mais de 130 mil unidades que estavam paralisadas quando o governo assumiu. Para nós, é muito importante, sobretudo neste momento de pandemia, poder atender às famílias que mais necessitam", afirmou o secretário nacional de Habitação do MDR, Alfredo dos Santos.
Também nesta sexta-feira, o MDR entregou moradias em Natal (RN), em cerimônia com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e em Camocim, no Ceará. Na quinta-feira (14), com a participação do presidente Jair Bolsonaro, foram entregues 500 casas em Maceió (AL).
Produção habitacional
Em 2020, o MDR entregou 420 mil moradias, das quais 55 mil foram destinadas a famílias de baixa renda. Mais de 1,68 milhão de pessoas tiveram o sonho da casa própria realizado. Foram, ainda, retomadas cerca de 30 mil unidades que estavam paralisadas e poderão contemplar 120 mil pessoas.
Casa Verde e Amarela
Em agosto de 2020, o Governo Federal lançou o Programa Casa Verde e Amarela, em substituição ao Minha Casa, Minha Vida. Sob gestão do MDR, a iniciativa tem como objetivo principal facilitar o acesso da população à moradia digna, tanto por meio de produção habitacional com juros acessíveis para financiamentos quanto pela realização de regularização fundiária e melhorias nas residências.
A ação possibilitará que, pelo menos, 1 milhão de pessoas que estavam fora do sistema de crédito imobiliário possam ter acesso a ele – totalizando 1,6 milhão de famílias de baixa renda beneficiadas com contratos de crédito imobiliário até 2024.