Notícias
MDR entrega 280 moradias a famílias de baixa renda em Jaboatão dos Guararapes (PE)
Ao todo, 280 famílias de baixa renda, que correspondem a cerca de 1,1 mil pessoas, foram beneficiadas com a casa própria em Jaboatão dos Guararapes (Fotos: Dênio Simões/MDR)
Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) entregou, na manhã desta quinta-feira (17), o Residencial Fazenda Suassuna VI, em Jaboatão dos Guararapes (PE). Ao todo, 280 famílias de baixa renda, que correspondem a cerca de 1,1 mil pessoas, foram beneficiadas com a casa própria.
O Residencial Fazenda Suassuna é composto por sete empreendimentos, totalizando 2 mil unidades habitacionais. Esta será a sexta entrega de moradias do complexo. O investimento do Governo Federal no módulo VI foi de R$ 22,4 milhões.
O conjunto habitacional integra o Programa Casa Verde e Amarela, que tem como meta atender 1,2 milhão de famílias até o fim de 2022. Lançada em agosto do ano passado, a iniciativa coordenada pelo MDR busca facilitar o acesso da população a uma moradia digna, assegurando mais qualidade de vida.
“Temos uma orientação do presidente Jair Bolsonaro de não deixarmos obras paralisadas. No ano passado, as obras de mais de 59 mil unidades habitacionais foram retomadas. Temos ainda uma carteira de 250 mil. Toda semana estamos entregando obras e aqui em Jaboatão é um exemplo disso”, destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. “É importante que a população local tenha a sua condição de ter um lar, para ter a sua habitação, sua dignidade, seu direito à cidadania respeitado”, completou.
A autônoma Simone Nunes ( foto à esquerda ), de 48 anos, foi uma das beneficiadas com a entrega do residencial. Ela, que é mãe de uma criança com deficiência, ressaltou a alegria de estar com as chaves da nova moradia nas mãos. “Vou deixar de pagar aluguel. Conquistei minha casa própria hoje e estou muito emocionada por este grande dia, tão esperado. É um sonho realizado”, afirmou.
Entre os beneficiados com a casa própria estão famílias que têm filhos com microcefalia, do Programa Coleta Seletiva, moradores do bairro da Muribeca e da comunidade de Aritana e pessoas beneficiadas com auxílio moradia que fizeram o cadastro na prefeitura.
Os apartamentos do Fazenda Suassuna VI, como o de Simone Nunes, têm 44m² de área, com dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro. O condomínio oferece infraestrutura completa, com água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica e sistema de pavimentação e drenagem. Além disso, próximo ao empreendimento, há uma creche, três escolas, dois postos de saúde e quatro postos de segurança.
“Um diferencial para os empreendimentos é a qualidade da infraestrutura ofertada à população. O MDR tem atuado para garantir que os serviços públicos estejam à disposição dos beneficiários, perto de casa”, reforça o secretário nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos.
O prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira, destacou que entrega do residencial é resultado de uma parceria do município com o Governo Federal. “É uma união de esforços que tem dado certo. Com certeza, esse tipo de entrega é um fator de redução da desigualdade social no nosso município. Mas ainda temos muito trabalho pela frente”, apontou.
Moradias em Olinda
Ainda nesta quinta-feira, Rogério Marinho participa da entrega de mais 432 apartamentos no Residencial Sapucaia e Aguazinha, em Olinda. No total, cerca de 1,8 mil pessoas serão beneficiadas. O investimento federal foi de R$ 34,5 milhões.
Produção habitacional
Em 2020, o MDR entregou 420 mil moradias, das quais 55 mil foram destinadas a famílias de baixa renda. Mais de 1,68 milhão de pessoas tiveram o sonho da casa própria realizado. Foram, ainda, retomadas cerca de 30 mil unidades que estavam paralisadas e poderão contemplar 120 mil pessoas.