Notícias
MDR contrata consultoria para elaborar plano para ampliar acesso à internet no Alto Solimões
Brasília (DF) – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) vai contratar uma consultoria especializada para a elaboração de um plano de viabilidade que avalie as alternativas possíveis para ampliar o acesso à internet na microrregião do Alto Solimões, no Amazonas. Edital com esse objetivo foi lançado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA).
As propostas podem ser apresentadas até as 10h do dia 9 de agosto e deverão ser entregues por meio físico ou pelo e-mail comissao.licitacao@iica.int. O prazo de execução dos trabalhos será de 180 dias, a contar da assinatura do contrato. A seleção será feita com base na técnica e preço.
Segundo o coordenador-geral de Gestão do Território do MDR, Raphael Curioso, a chamada pública servirá para dar melhores condições para o desenvolvimento da região por meio do acesso à rede mundial de computadores.
“A internet é o centro para um conjunto de novas transformações econômicas e sociais agora no início do século 21. E a ausência de uma conectividade adequada constitui um grande obstáculo para o desenvolvimento econômico, social e regional”, afirma. “Dessa forma, esse edital para a construção de um plano de viabilidade para se pensar em alternativas para a ampliação à conectividade à internet acaba sendo fundamental para a microrregião do Alto Solimões”, destaca.
A ação deverá atender os municípios amazonenses de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga, São Paulo de Olivença, Santo Antônio do Içá, Amaturá, Jutaí, Tonantins e Fonte Boa – todos localizados próximos às fronteiras com a Colômbia e o Peru.
O edital também é parte da estratégia do MDR para o fortalecimento do Programa Fronteira Integrada, que tem como meta reduzir as desigualdades econômicas e sociais nas cidades localizadas em uma área de 150 quilômetros de largura ao longo das fronteiras terrestres brasileiras. A meta é criar oportunidades de desenvolvimento que resultem em crescimento econômico, geração de renda, melhoria da infraestrutura urbana e maior qualidade de vida da população.
Além disso, o chamamento público vai apoiar a implementação do Parque Científico e Tecnológico (PCT) do Alto Solimões. A infraestrutura de pesquisa será dividida entre as cidades de Benjamin Constant e Tabatinga e terá um aporte total de R$ 4 milhões do MDR. Dessa maneira, será possível dar suporte ao Polo Bioamazonas da Rota da Biodiversidade, que atende a microrregião do Alto Solimões.