Notícias
MDR autoriza retomada de licitação para conclusão da Barragem dos Gatos, em Pernambuco
Brasília (DF) – O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), autorizou o início de um novo processo licitatório para a construção da Barragem de Gatos, em Lagoa dos Gatos (PE). A infraestrutura, de responsabilidade do estado de Pernambuco, está com as obras paralisadas por pendências técnicas desde 2014 e, agora, poderá ser concluída. A previsão é que o empreendimento receba R$ 32 milhões em recursos do Orçamento Geral da União. As obras serão executadas pelo Governo de Pernambuco.
“O Ministério do Desenvolvimento Regional e o Governo Federal como um todo têm o compromisso de prover a segurança hídrica para as populações que, historicamente, sofreram com a falta de água. O presidente Jair Bolsonaro nos deu a missão de abraçarmos o Nordeste e de não deixarmos obras paralisadas pelo País”, destaca o ministro Rogério Marinho. “Com a Barragem de Gatos, atendemos todas essas frentes e levamos mais qualidade de vida para a população e oportunidades de desenvolvimento para a região”, completa.
A retomada da licitação para a conclusão da Barragem de Gatos foi possibilitada pela formalização de um convênio entre o MDR e o Governo de Pernambuco para a finalização do empreendimento, que tem capacidade para acumular 4,5 milhões de m³ de água. Os recursos para as intervenções são provenientes de emenda apresentada pela bancada pernambucana no Congresso Nacional.
A Barragem de Gatos é parte do Sistema de Contenção e Controle de Cheias da Mata Sul, que compreende a bacia hidrográfica do Rio Una. Ela servirá para barrar as águas do Riacho dos Gatos, afluente do Rio Piranji, o qual deságua no Rio Una.
Todo o complexo é composto por outras quatro infraestruturas: Panelas II, em Cupira; Serro Azul, em Palmares; Barra de Guabiraba, no município de mesmo nome; e Igarapeba, em São Benedito do Sul. Todas essas barragens vão beneficiar cerca de 200 mil pessoas das cidades de Belém de Maria, Catende, Palmares, Água Preta e Barreiros.
Panelas II
A Barragem Panelas II também deverá ter a retomada do processo licitatório autorizada até o fim deste ano. A obra deverá receber R$ 46,5 milhões em investimentos federais. A infraestrutura terá capacidade para acumular até 16,9 milhões de m³ de água.