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Governo Federal inaugura a primeira etapa do BRT Expresso DF -Eixo Sul
O investimento total do Expresso DF Eixo Sul é de R$ 761,4 milhões, sendo R$ 561,5 milhões de financiamento público com juros subsidiados e R$ 199,9 milhões de contrapartida do governo do Distrito Federal. A obra está dividida em duas etapas. Na primeira etapa foram investidos R$ 562 milhões e na segunda estão sendo investidos R$ 199,4 milhões.
Na ocasião, a Caixa Econômica Federal e governo do Distrito Federal assinaram o termo de compromisso para a expansão e modernização do metrô e sistema de Transporte de Passageiros- Eixo Oeste. O investimento é de R$ 778,5 milhões do Orçamento Geral da União (OGU) no âmbito do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Mobilidade Grandes Cidades.
O Expresso DF - Eixo Sul conta com 43,8 quilômetros de extensão, sendo 35 quilômetros destinados para faixas exclusivas de ônibus. A primeira etapa, inaugurada nesta sexta-feira, possui 36,2 quilômetros, sendo 27,4 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus; oito estações climatizadas; dois terminais (Gama e Santa Maria); uma adaptação de plataforma na Rodoviária do Plano Piloto (Central); e 22 viadutos.
A segunda etapa terá 7,6 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus, entre a Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA), próximo ao Park Way (Estação Shopping do Metrô) e o Terminal da Asa Sul (TAS). A previsão de conclusão da segunda etapa do BRT é até dezembro de 2014.
O Expresso DF - Eixo Sul é totalmente acessível aos Portadores de Necessidades Especiais (PNE), possui ônibus articulados com ar-condicionado. Ao final da obra, a expectativa é que o veículo atenda 200 mil passageiros por dia, com integração físico-tarifária entre outros sistemas de transporte.
O tempo de viagem entre o terminal do Gama e a Rodoviária do Plano Piloto será reduzido de 90 para 40 minutos, em horário de pico. Além disso, o BRT gerou 800 empregos durante as obras e irá gerar 500 oportunidades de trabalho diretas e 1.000 empregos indiretos após a conclusão.
O projeto do Expresso DF Eixo Oeste prevê a implantação de 30,8 quilômetros de corredores exclusivose 12 viadutos e um túnel na Estrada Parque Taguatinga (EPTG). O investimento previsto é de R$ 725,7 milhões, sendo R$ 517,5 milhões de financiamento público com juros subsidiados, R$ 148,5 milhões do OGU e R$ 59,7 milhões de contrapartida do governo do Distrito Federal.
A expansão e modernização do metrô compreende melhorias na Linha 1, com ampliação das capacidades dos sistemas instalados por meio de atualização tecnológica e expansão nas áreas da Asa Norte, Samambaia e Ceilândia. O investimento previsto é R$ 700 milhões, sendo R$ 630 milhões do OGU e R$ 70 milhões de contrapartida.
No Distrito Federal, os empreendimentos de mobilidade urbana apoiados pelo Governo Federal totalizam R$ 4,41 bilhões. Desse total, R$ 1,6 milhões são do OGU, R$ 2,4 milhões de financiamento público com juros subsidiados e R$ 350 milhões de contrapartida. Os recursos estão distribuídos em 14 empreendimentos que contemplam 223,03 quilômetros de vias de transporte coletivo em diversos modais.
O Governo Federal já investiu R$ 93 bilhões em mobilidade urbana no país que, somados aos R$ 50 bilhões do Pacto da Mobilidade Urbana lançado em junho de 2013, totalizam cerca de R$ 143 bilhões de recursos para obras no setor.
Assessoria de Comunicação Social
Ministério das Cidades