Notícias
Governo Federal entrega 268 casas a famílias de baixa renda de Uberaba (MG)
Cada casa conta com 43,75 m² de área, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Foto: Dênio Simões/MDR
Brasília (DF) – O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou, nesta quarta-feira (12), 268 moradias a famílias de baixa renda de Uberaba, em Minas Gerais. Na ocasião, foram repassadas aos novos moradores as últimas unidades do Residencial Parque dos Girassóis IV, que conta com 490 casas. As outras 222 tinham sido entregues em outubro de 2021.
O empreendimento recebeu investimento federal de R$ 41,6 milhões por meio do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), sendo que R$ 9,3 milhões foram assegurados desde 2019. Com a entrega total do residencial, cerca de 1,9 mil pessoas foram beneficiadas com a casa própria.
O aposentado Rosimar Faltz, de 53 anos, foi um dos beneficiados com a nova casa. Ele contou que esperava por isso há 12 anos. “É um sonho que não tem nem como explicar. É uma grande emoção, porque esperava essa casa há muito tempo. Essa casa vai mudar tudo na minha vida. Até hoje eu pagava aluguel e agora não terei mais essa despesa”, comemorou.
O secretário nacional de Habitação do MDR, Alfredo Eduardo dos Santos, destacou a importância de o Governo Federal facilitar o acesso à moradia digna aos brasileiros mais vulneráveis.
“A partir do momento que uma família tem um teto digno, adequado, com parcelas adequadas à capacidade de pagamento, há uma transformação dessa família, que tem muito mais tranquilidade para se desenvolver”, afirmou.
Cada casa, com 43,75 m² de área, conta com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Nos arredores, há uma creche, uma escola e um posto de saúde.
Casa Verde e Amarela
Empenhado em reduzir o déficit habitacional, o Governo Federal retomou obras, ampliou o programa nacional de Habitação – o Casa Verde e Amarela – e ultrapassou, em outubro do ano passado, a marca de 1,2 milhão de unidades entregues à população, desde 2019. Apenas no ano passado, foram mais de 345,6 mil moradias, que realizaram o sonho da casa própria para quase 1,4 milhão de pessoas.