Notícias
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Estrada vicinal levará mais integração para Almeirim, no Pará
Ministro Waldez afirma que um dos projetos de maior interesse da população do Pará, assim como do Amapá e de Roraima, é a integração desses estados, o que passa necessariamente pelo município de Almeirim. (Foto: Márcio Pinheiro/MIDR)
Brasília (DF) - A reconstrução de 140 km de uma estrada vicinal no município de Almeirim (PA) foi um dos assuntos tratados pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, nesta terça-feira (22), ao receber a prefeita de Almeirim, Maria Lucidalva de Carvalho. A reforma é considerada estratégica para interligação com o trecho 1 da BR-156.
As obras de pavimentação da BR-156, nos trechos Norte e Sul, foram incluídas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do Governo Federal em 2023. Waldez Góes ressaltou o potencial de federalizar a estrada que liga a BR-156 à PA-254, facilitando a conexão entre os estados do Pará e do Amapá. Além disso, a ligação poderia ser estendida até o estado de Roraima.
“Um dos projetos de maior interesse da população do Pará, bem como do Amapá e de Roraima, é a integração desses estados, o que passa necessariamente pelo município de Almeirim. A BR-156 interliga, em paralelo ao rio Jari, o Amapá com o Pará. Uma etapa desse projeto, que se refere a estradas vicinais, é decisiva para que esse sonho se torne realidade. A partir de Almeirim, podemos interligar essa região com todo o Brasil”, afirmou o ministro.
A prefeita de Almeirim destacou que a rodovia é fundamental para o escoamento de produção agrícola até o extremo norte do estado, em Oiapoque, onde há a fronteira do Brasil com a Guiana Francesa.
“A estrada não se trata apenas de uma obra voltada para a interligação local, como também possui importância internacional, já que poderemos sair de Santarém, no Pará, e acessar o Platô da Guiana Francesa. Ela vai poder aquecer a economia e o turismo da região, e trazer diversos benefícios em mobilidade referentes a questões de saúde, comércio, segurança, entre outros”, reforçou Maria Lucidalva.
Estiagem
Na ocasião, Waldez Góes também enfatizou o compromisso do ministério em levar ajuda humanitária para as comunidades afetadas pela estiagem em Almeirim. A situação de emergência será reconhecida pela Defesa Civil, que atuará mediante avaliação do plano de trabalho elaborado pela prefeitura do município.
Codevasf
Também foi pleiteada a inclusão de Almeirim na região de atuação da Codevasf, a fim de levar mais investimentos para o município.
Estavam presentes na reunião a secretária nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial, Adriana Melo, o diretor do Departamento de Obras da Defesa Civil, Paulo Roberto Falcão, e o secretário especial de Governo de Almeirim, Wallace Carvalho Jr.
Outras notícias:
Novo PAC: Governo Federal inicia testes do primeiro trecho do Ramal do Apodi, na Paraíba
Nove diretrizes para evitar desastres na sua cidade
Parceria para integrar desenvolvimentos regional e tecnológico