Notícias
Especialistas vão produzir estudos sobre cidades intermediadoras no Norte, Nordeste e Centro-Oeste
Brasília-DF – O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) no Brasil lançaram edital para contratar profissionais para a elaboração de estudos voltados ao desenvolvimento das regiões Norte (Amazônia Legal), Nordeste e Centro-Oeste. Os especialistas vão contribuir com diagnósticos e propostas para a estruturação de municípios intermediadores, que funcionariam como polos de desenvolvimento regional, de acordo com a Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).
Os profissionais selecionados deverão identificar requisitos para a estruturação dessas cidades intermediadoras, mapear a situação atual das cidades cadastradas pelo MDR e mostrar as fragilidades nas condições econômicas e sociais desses municípios. Por fim, o material deve conter proposta de plano de ação governamental para incentivar os investimentos públicos e privados para estes polos de desenvolvimento.
Os requisitos para candidatura são doutorado em Humanidades ou Ciências Sociais; experiência mínima de cinco anos, após a obtenção do grau de doutor, na preparação de estudos na área do desenvolvimento regional e/ou urbano; e conhecimento avançado em língua inglesa.
A prestação de serviços deve durar até oito meses e o prazo de inscrição vai até 8 de novembro.
Para se inscrever, acesse a página de cada uma das vagas na região Norte (Amazônia Legal), no Nordeste e no Centro-Oeste.
De acordo com levantamentos do MDR, existem cerca de 140 cidades intermediadoras nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Confira a relação.