Notícias
Em Tanabi (SP), 184 famílias de baixa renda recebem a casa própria
As casas do Residencial Francisco Frederico contam com dois quartos, sala, banheiro e cozinha, além de infraestrutura completa de água, esgoto, energia elétrica, pavimentação, iluminação pública e drenagem (Foto: Divulgação)
Brasília (DF) – O Governo Federal entregou, nesta terça-feira (27), 184 casas a famílias de baixa renda do município de Tanabi, em São Paulo. O Conjunto Habitacional Francisco Frederico recebeu investimento federal de R$ 13,3 milhões – dos quais R$ 11,3 milhões foram liberados a partir de 2019 – e irá beneficiar cerca de 730 pessoas.
Parte do repasse das chaves ocorreu de maneira simbólica e on-line. O secretário nacional de Habitação, Alfredo dos Santos, destacou o empenho do Governo Federal em garantir moradia às famílias mais vulneráveis.
“O empreendimento reforça a máxima do nosso presidente de que todas as obras iniciadas, independentemente de quando foram contratadas, devem ser concluídas como resposta à sociedade brasileira”, afirmou o secretário.
O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, participou do evento on-line. Ele descerrou a placa de inauguração do empreendimento e destacou a importância de oferecer moradia digna à população. “Entregar casa é sempre muito bom, porque a gente faz um cumprimento do dever da gestão pública. Na vida, a gente vive de sonhos e o sonho da família brasileira é ter sua casa própria", afirmou.
A dona de casa Jaqueline da Silva Santos, de 32 anos, foi uma das beneficiadas com a nova moradia. Ela vai dividir o novo lar com seus filhos, de 16 e 11 anos. “Estou muito feliz pela casinha que Deus me abençoou. Estou muito grata, feliz demais. Esperei tanto para chegar esse dia tão bom que só tenho a agradecer por essa conquista”, comemorou.
À espera de uma moradia digna há sete anos, a dona de casa Vanessa Cristina da Silva, 34 anos, considera seu novo lar como um recomeço. Ela chegou a morar em uma casa abrigo quando tinha 14 anos e, atualmente, vivia de favor na casa de amigos. “Eu me senti emocionada e feliz de ganhar essa casa. Sofri um acidente grave há muitos anos, fiquei com sequela e conto com meu marido para me ajudar. Estou terminando meu tratamento de câncer, que graças a Deus teve cura, e só tenho a agradecer muito por essa casa”, afirmou.
As casas do Residencial Francisco Frederico contam com dois quartos, sala, banheiro e cozinha, além de infraestrutura completa de água, esgoto, energia elétrica, pavimentação, iluminação pública e drenagem.
Casa Verde e Amarela
O empreendimento em Tanabi integra o Programa Casa Verde e Amarela e segue a premissa do Governo Federal de assegurar a continuidade das obras já contratadas e a retomada das paralisadas.
No primeiro semestre de 2021, o MDR entregou 191.750 mil moradias – 14.772 mil delas foram destinadas a famílias de baixa renda. Mais de 700 mil pessoas tiveram o sonho da casa própria realizado. Foram retomadas aproximadamente 2 mil unidades habitacionais que estavam paralisadas e poderão contemplar 8 mil pessoas.