Notícias
Em Santa Izabel do Pará (PA), Governo Federal entrega 500 casas a famílias de baixa renda
Cerca de duas mil pessoas de baixa renda foram beneficiadas pela entrega do Residencial Porangaba (Fotos: Dênio Simões/MDR)
Brasília (DF) – O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), entregou, neste sábado (11), 500 moradias a famílias de baixa renda do município de Santa Izabel do Pará (PA). Cerca de duas mil pessoas serão beneficiadas com as 500 casas sobrepostas do Residencial Porangaba, distribuídas em 125 blocos de dois andares. O investimento federal no condomínio foi de R$ 47,8 milhões, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR).
A obra foi contratada em 2013, mas foi abandonada e chegou a ser invadida em 2015. A retomada ocorreu em 2018, com manutenção da construtora. Desde 2019, com relação aos recursos para retomada, foram desembolsados R$ 7,5 milhões pelo Governo Federal, o que corresponde a 44% do valor total.
O ministro Rogério Marinho participou da cerimônia de repasse das chaves do residencial, que integra o Programa Casa Verde e Amarela. Ele ressaltou a alegria dos beneficiados ao receber a casa própria depois de tanta luta. "A nossa emoção é compartilhada. Olhar nos olhos dessas mães de família, que têm responsabilidades com seus filhos, e ver refletida a alegria, a realização, a esperança que se tornou realidade. Isso dá sentido ao que a gente faz. Este espaço pertence às famílias de Santa Izabel", reforçou Marinho.
Maria Betânia de Souza foi uma das beneficiadas com a nova casa. Ela contou que chegou a ficar acampada na frente do residencial, com receio de ver o local ser invadido novamente. "A gente fez o que pôde. Esse momento é de vitória, realização. Eu aguardei 46 anos para ter minha casa e hoje estou nesta fase final", comemorou a beneficiária.
O residencial conta com infraestrutura completa de água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem.
Casa Verde e Amarela
Empenhado em reduzir o déficit habitacional, o Governo Federal retomou obras, ampliou o programa nacional de Habitação – o Casa Verde e Amarela – e rompeu, em junho deste ano, a barreira de 1 milhão de unidades entregues à população desde 2019. Apenas este ano, foram mais de 320 mil moradias, que realizaram o sonho da casa própria para mais de 1 milhão de pessoas.