Notícias
GESTÃO DE DESASTRE
Defesa Civil Nacional mobilizada para apoiar cidades atingidas pelas chuvas
Ipatinga (MG) é uma das cidades atingidas pelas fortes chuvas (Foto: CBM/MG)
Brasília (DF) - Diante das fortes chuvas que atingem alguns estados brasileiros, especialmente Minas Gerais, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) segue mobilizado para ajudar a população afetada, com o Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional operando em nível laranja (alerta) e em contato diário com agências de monitoramento e defesas civis estaduais e municipais.
“Seguindo uma determinação do presidente Lula, desde sexta-feira (10), estamos, por meio da Defesa Civil Nacional, em contato frequente com os governos estaduais de Minas Gerais, São Paulo e Bahia e, também, com as prefeituras das cidades desses estados que foram atingidas por fortes chuvas nos últimos dias”, afirmou o ministro Waldez Góes, ressaltando que já conversou com o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.
Apoio a Minas Gerais
Uma forte chuva atingiu os municípios mineiros de Ipatinga e Santana do Paraíso na madrugada desse domingo (12), causando deslizamentos de terra e alagamentos em vários pontos das duas cidades. De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, até o momento, foram registradas dez mortes em Ipatinga e uma em Santana do Paraíso.
“Na manhã de hoje, conversei com o prefeito de Ipatinga, Gustavo Morais. A situação na cidade se agravou e, infelizmente, houve o registro de óbitos. Manifesto nossa solidariedade ao povo ipatinguense e de todas as cidades atingidas. Seguimos com o trabalho conjunto do Governo Federal, estados e municípios para a devida assistência à população, como temos feito em cada situação de emergência vivida em nosso País”, completou Waldez.
Diante do cenário, nesta segunda-feira (13), técnicos da Defesa Civil Nacional se reuniram com a equipe da Defesa Civil de Ipatinga. O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, também participou do encontro. A reunião virtual teve como objetivo orientar o município sobre a solicitação de reconhecimento federal de situação de emergência e, consequentemente, liberação de recursos para socorro, assistência humanitária e restabelecimento. “Foi uma reunião de orientação. Explicamos sobre a necessidade do reconhecimento federal para que possamos começar a ajudar nas ações emergenciais, como limpeza de vias publicas, por exemplo”, disse o secretário Wolnei.
Para informar a população dos riscos, a Defesa Civil Nacional enviou alertas para as cidades de Caratinga, Inhapim, Congonhas, Dom Joaquim, Ipatinga, Governador Valadares, Viçosa, São Francisco, Januária, São Pedro do Suaçuí, Frei Inocêncio, Mariana e Água Boa.
Outras ocorrências
Após o rompimento de um trecho da rodovia SE-438, o Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe confirmou, na manhã desta segunda-feira, a morte de uma pessoa no município de Capela. O corpo da vítima foi encontrado a cerca de 500 metros do local onde houve o rompimento da estrada.
Na cidade de Belo Jardim, em Pernambuco, outra morte foi registrada após o desabamento de uma casa.
Previsão de chuva
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há previsão de mais chuva em grande parte do País nesta segunda e, também, na manhã desta terça-feira (14), com maior intensidade em parte dos estados de Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e em todo o Tocantins.
A previsão indica chuva de até 100 mm (milímetros) por dia e ventos de 100 km/h. Confira o aviso laranja (perigo): https://alertas2.inmet.gov.br/49544
Outras Notícias:
MIDR autoriza repasse de R$ 887 mil para o município de Progresso, no Rio Grande do Sul
Waldez aprova plano de trabalho para ajudar população de Aguiarnópolis (TO)
MIDR reconhece situação de emergência em 10 cidades brasileiras