Configurações avançadas de cookies
Para melhorar a sua experiência na plataforma e prover serviços personalizados, utilizamos cookies.
Notícias
DEFESA CIVIL NACIONAL
Em 2024, foram enviados 19.098 alertas de desastres via WhatsApp (Foto: Agência Brasil)
Brasília (DF) - A parceria entre o Governo Federal e a Robbu, empresa da área de soluções de automação de comunicação, tem permitido que alertas de desastres cheguem de forma rápida e acessível à população por meio do WhatsApp. Desde 2022, essa inovação garante que os cidadãos recebam informações em tempo real, contribuindo para ações de prevenção de desastres e de segurança pública. O Brasil foi o primeiro país do mundo a utilizar o WhatsApp como canal oficial para o envio de alertas de desastres da Defesa Civil.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que reforça seu compromisso em ampliar os canais de comunicação e garantir a proteção da população. O coordenador-geral de Monitoramento e Alerta do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Tiago Schnorr, afirma que o envio de alertas é essencial para a preparação ágil na gestão de riscos de desastres. "Este é um mecanismo muito eficiente, principalmente pelo fato do WhatsApp ser a rede social mais utilizada no Brasil, o que garante que essas informações chegarão de uma maneira ágil e célere para que a população tenha conhecimento daquela informação de risco e possa proceder a ações de autoproteção", afirmou.
Schnorr destacou ainda o caráter inédito dessa tecnologia a nível mundial, além da parceria exitosa entre a Sedec, a empresa Robbu e o grupo Meta (controladora de aplicativos), possibilitando que essa importante ferramenta esteja a serviço da população brasileira. A emissão dessas mensagens ocorre por meio da Interface de Divulgação de Alertas Públicos (IDAP) e conta com a participação dos estados, municípios e do Distrito Federal. O serviço é gratuito e acessível para brasileiros e estrangeiros em visita ao país.
Mais de mil alertas em 2025
Somente em 2024, foram enviados 19.098 alertas via WhatsApp. Em 2025, na primeira quinzena de março, já foram emitidos 1.006 alertas, demonstrando a importância desse canal para a difusão rápida de informações essenciais para a população. O diretor de negócios da Robbu e principal responsável pela operação da ferramenta, Francisco Dabus, destaca o papel da tecnologia na proteção à população. “Inscrever-se para receber alertas da Defesa Civil é uma maneira simples e essencial de se manter informado e preparado para eventuais riscos de desastres. Além de garantir a própria segurança, essa atitude também contribui para minimizar impactos e apoiar as ações de prevenção do poder público, que é o principal propósito do nosso projeto com a Defesa Civil”, afirmou.
Como receber as mensagens
Para ampliar o acesso a essas notificações, é essencial que os cidadãos realizem o cadastro do CEP das regiões de interesse. O procedimento é simples: basta salvar o número (61) 2034-4611 no celular ou acessar o link https://wa.me/556120344611. Em seguida, o usuário deve enviar um "olá" e seguir as instruções do robô. Além dos alertas, o serviço permite consultar recomendações de segurança e rotas de fuga, contribuindo para a proteção de todos em situações de emergência.
Outras Notícias:
Chuvas, epidemias, incêndios: o que pode levar ao reconhecimento federal de emergência?
Entenda a diferença entre situação de emergência e estado de calamidade pública
MIDR autoriza repasse de R$ 1,2 milhão para ações de defesa civil em cidades do RS e PR