Notícias
Cerca de mil pessoas de baixa renda são beneficiadas com entrega de moradias em São José dos Campos (SP)
O Residencial Cajuru II vai beneficiar cerca de mil pessoas de baixa renda de São José dos Campos (Foto: Divulgação)
Brasília (DF) – A partir desta terça-feira (23), 240 famílias de baixa renda de São José dos Campos, em São Paulo, passam a morar com mais dignidade e qualidade de vida. Isso porque o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) entregou o Residencial Cajuru II, que vai beneficiar cerca de mil pessoas. O condomínio recebeu R$ 27,6 milhões em investimentos federais e estaduais.
Segundo o secretário nacional de Habitação do MDR, Alfredo dos Santos, a entrega das chaves aos novos moradores demonstra o empenho do Governo Federal para oferecer um atendimento de qualidade à população. “Um dos nossos objetivos é reduzir o déficit habitacional no Brasil e é por isso temos trabalhado para que as famílias de baixa renda tenham acesso à casa própria”, destacou.
A família de Ivani Maria da Silva foi uma das beneficiadas com a entrega dos apartamentos na cidade paulista. A nova moradora é só emoção. "Estou muito feliz. Só tenho a agradecer a todos, a Deus e à equipe do Governo Federal, da Caixa e da Prefeitura que estão fazendo cumprir este sonho", disse.
O residencial Cajuru II é composto por 15 blocos de apartamentos de quatro andares. Cada unidade tem 45 m², com dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O condomínio já conta com redes de água, esgoto, drenagem, energia elétrica e iluminação pública, pavimentação e urbanização. Além disso, há equipamentos públicos, como creche, escola e posto de saúde, nas redondezas do conjunto habitacional.
Moradias também em Praia Grande
Na segunda-feira (22), o MDR também entregou 90 apartamentos a famílias de baixa renda que vivem em Praia Grande, no litoral paulista. O Residencial Jardim Imperador III, que vai beneficiar cerca de 350 pessoas, recebeu, no total, R$ 10,3 milhões em investimentos, incluindo contrapartida estadual. O condomínio é composto por três blocos de apartamentos de cinco andares. Cada unidade tem 43,31 m².
Produção habitacional em 2020
Em 2020, o MDR entregou 415,4 mil moradias, das quais 52,3 mil foram destinadas a famílias de baixa renda. Mais de 1,66 milhão de pessoas tiveram o sonho da casa própria realizado. Foram, ainda, retomadas 30 mil unidades que estavam paralisadas e poderão contemplar 120 mil pessoas.