Notícias
Cáceres, no Mato Grosso, é incluída na lista de cidades-gêmeas brasileiras
Status foi reconhecido pelo Governo Federal considerando a integração econômica e social com o município boliviano de San Matías
Brasília-DF, 6/5/2019 - O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) incluiu Cáceres (MT) na lista de cidades-gêmeas brasileiras. O status foi concedido levando em conta a proximidade e integração econômica e social com o município boliviano de San Matías, situado no departamento de Santa Cruz. Cáceres é a primeira cidade do Mato Grosso a obter esse reconhecimento, importante passo para a formulação de políticas públicas conjuntas.
Segundo a secretária de Desenvolvimento Regional e Urbano do MDR, Adriana Melo, a medida deverá proporcionar uma melhoria na qualidade da prestação dos serviços na região. “Essa diferenciação faz com que o Estado Brasileiro passe a ter outro olhar para essas cidades, porque elas precisam também de políticas públicas específicas que favoreçam suas potencialidades. Esse é um passo importante no sentido de garantir ações mais adaptadas às distintas realidades regionais”, destacou.
São consideradas cidades-gêmeas os municípios que sejam cortados pela linha de fronteira, seca ou fluvial, articulada ou não por obras de infraestrutura, e que apresentem grande potencial de integração econômica, social e cultural com a cidade do país vizinho. Para serem enquadradas nessa categoria, uma série de estudos são realizados.
“Cáceres e San Matías já nasceram municípios irmãos, faltava apenas oficializar essa irmandade, agora reconhecida como cidades-gêmeas. Isso fortalece ainda mais os laços de amizade e de negócios não só com San Matías, mas com todos os irmãos bolivianos”, afirmou o prefeito de Cáceres, Francis Mariz Cruz.
Brasil afora
Atualmente, o País conta com 33 municípios classificados como cidades-gêmeas. A maior parte, 12, está localizada no Rio Grande do Sul: Aceguá, Barra do Quaraí, Chuí, Itaqui, Jaguarão, Porto Xavier, Quaraí, Santana do Livramento, São Borja, Uruguaiana, Dionísio Cerqueira e Porto Mauá. No Paraná, também estão assim classificadas as cidades de Barracão, Santo Antônio do Sudoeste, Foz do Iguaçu e Guaíra.
No Mato Grosso do Sul, Bela Vista, Corumbá, Mundo Novo, Paranhos, Ponta Porã, Coronel Sapucaia e Ponto Murtinho têm esse status. Os municípios acreanos de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia e Santa Rosa do Purus também são consideradas cidades-gêmeas. Além delas, também estão enquadradas Cáceres (MT), Oiapoque (AP), Guajará-Mirim (RO) e Tabatinga (AM).