Notícias
SEGURANÇA HÍDRICA
Brasil já conta com 15 polos de agricultura irrigada
Com o Distrito Federal, Brasil passa a contar com 15 polos de agricultura irrigada (Foto: Luciano Meneses/MIDR)
Brasília (DF) - O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu, nesta terça-feira (10), o Polo de Irrigantes do Distrito Federal como integrante da iniciativa Polos de Agricultura Irrigada.Com a medida, o Brasil passa a contar com 15 polos apoiados pelo Governo Federal, que recebem atenção especial, com ações que vão desde o repasse de recursos para o desenvolvimento da produção até o planejamento de ações e a articulação com outros órgãos.
O Governo Federal tem a missão de dar efetividade à aplicação dos recursos financeiros, contribuindo para solucionar entraves enfrentados pelos produtores. “Os polos são uma iniciativa voltada a apoiar e a desenvolver a produção agrícola sustentável nas regiões em que o uso da irrigação tem grande representatividade. Essa é uma forma de implementar a Política Nacional de Irrigação, a partir de um trabalho conjunto entre o MIDR, estados, municípios e as organizações dos irrigantes”, destacou o secretário nacional de Segurança Hídrica do MIDR, Giuseppe Vieira.
De acordo com o secretário, o Distrito Federal é uma região com grande potencial de agricultura irrigada. “Além de um grande potencial para sua ampliação, é uma região que tem bastante disponibilidade hídrica e muitos mananciais à disposição para poder proporcionar irrigação”, disse. “Há aqui terras de qualidade, com grande foco na agricultura familiar e nos pequenos produtores rurais, que são os principais fornecedores de hortaliças e frutas para toda a região”, avaliou Giuseppe. Além de melhorar a eficiência do uso da água, o reconhecimento deve fortalecer a economia regional e proporcionar segurança alimentar para a região.
A oficina que oficializa a criação do novo Polo aconteceu em novembro, e reuniu diversos produtores que comemoravam a iniciativa. “Esse incentivo será de suma importância para o crescimento da produção em Brasília. A questão da irrigação é uma grande carência que tínhamos aqui na região, em especial para o pequeno produtor”, comentou Arnaldino José de Sousa, pequeno produtor da cidade de São Sebastião.
Como explica a diretora de Irrigação, Larissa Rêgo, projeções da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) indicam que, até 2050, com uma população mundial próxima de 10 bilhões de pessoas, será necessário expandir a produção de alimentos entre 60% e 70%. “Estima-se que 60% dos alimentos demandados globalmente sejam produzidos no Brasil. A irrigação desempenha um papel crucial nesse cenário, garantindo a segurança alimentar mundial, sendo essa uma prioridade nos esforços realizados junto aos polos de agricultura irrigada", expõe a gestora.
As Regiões Administrativas contempladas pelo polo são: Águas Claras; Arniqueira; Brasília; Brazlândia; Candangolândia; Ceilândia; Cruzeiro; Fercal; Gama; Guará; Itapoã; Jardim Botânico; Lago Norte; Lago Sul; Núcleo Bandeirante; Paranoá; Park Way; Planaltina; Recanto das Emas; Riacho Fundo; Riacho Fundo II; Samambaia; Santa Maria; São Sebastião; SCIA (Estrutural); Sobradinho; Sobradinho II; Sol Nascente/Pôr do Sol; Sudoeste/Octogonal; Taguatinga; Varjão e Vicente Pires.
Polos de Agricultura
A seleção prévia dos polos passa pela avaliação do MIDR, com base em requisitos como a presença de associação de irrigantes, a relevância da produção irrigada para a região e potencial de expansão ou de aumento de produtividade com a adoção de técnicas mais eficientes de irrigação.
O MIDR é responsável pela condução da Política Nacional de Irrigação (PNI), criada com o objetivo de alavancar a agricultura irrigada a partir de um trabalho conjunto entre as organizações de irrigantes e as diversas esferas de governo. A pasta também é responsável pelo planejamento setorial e territorial de regiões irrigadas no Brasil, aliando as demandas dos produtores rurais com as parcerias e políticas públicas de governo.
Outras Notícias:
Parcerias público-privadas ajudam em projetos para beneficiar população
Waldez Góes participa de cerimônia de premiação do Projeto Recicla Amapá
Waldez Góes assina primeiros contratos de nova linha de microcrédito para agricultura familiar