Mobilidade Urbana
Metrô de Salvador e Lauro de Freitas (BA)
O Metrô de Salvador e Lauro de Freitas (BA) foi autorizado pelo Governo Federal a captar R$ 480 milhões por meio de debêntures incentivadas para financiar melhorias no sistema de transporte – operação, manutenção e conservação da rede, que atende cerca de 400 mil passageiros por dia.
O Metrô é composto atualmente por duas linhas, com 19 estações metroviárias, oito terminais de integração com o sistema rodoviário e uma extensão de 33 quilômetros, com possibilidades de ampliação. O projeto apoia sua operação e manutenção, beneficiando potencialmente toda a população da Região Metropolitana de Salvador, de aproximadamente 4 milhões de habitantes.
TIPO: Brownfield
MODALIDADE: Debêntures incentivadas
SITUAÇÃO: Fase de operações
Metrô do Rio de Janeiro
O Metrô do Rio de Janeiro foi autorizado pelo Governo Federal a captar R$ 1,2 bilhão por meio de debêntures incentivadas para financiar melhorias no sistema de transporte – operação, manutenção e conservação da rede que atende cerca de 900 mil passageiros por dia.
As ações preveem obras para adequação de espaços de circulação, além de obras de arte especiais (como viadutos, elevados etc.), vias permanentes, incluindo trilhos e material de segurança dos trens, material rodante, sistemas operacionais, tecnologia da informação e bilhetagem eletrônica, entre outros. O Metrô é composto por 41 estações em 54 quilômetros de via.
TIPO: Brownfield
MODALIDADE: Debêntures incentivadas
SITUAÇÃO: Fase de operações
Metrô de São Paulo (Linhas 5 E 17)
O Metrô de São Paulo – linhas 5 e 17 – foi autorizado a captar R$ 700 milhões por meio de debêntures incentivadas para financiar melhorias no sistema de transporte – operação, manutenção e conservação da rede que atende cerca de 530 mil passageiros por dia.
A Linha 5 – Lilás liga o bairro do Capão Redondo, na Zona Sul da capital paulista, à Chácara Klabin, por meio de 17 estações distribuídas em 20 quilômetros de linhas férreas. No futuro, ela será integrada ao sistema de monotrilhos da Linha 17 – Ouro, que está em construção e atenderá o centro financeiro da cidade e o Aeroporto de Congonhas.
TIPO: Brownfield
MODALIDADE: Debêntures incentivadas
SITUAÇÃO: Fase de operações